Início Economia Conferência discute economia solidária

Conferência discute economia solidária

Cristiano Silva
[email protected]

Cristiano Silva

Conferência regional reuniu entidades do Vale do Rio Pardo
e Taquari para discutir economia solidária
 
Com o tema geral “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, Santa Cruz do Sul sediou a Conferência Regional de Economia Solidária dos Vales do Rio Pardo e do Taquari. O evento realizado ontem, dia 7 de maio, no auditório do Sindibancários, promoveu debates e palestras acerca do tema.
Para Iuri Azeredo, um dos organizadores do evento em Santa Cruz, existem inúmeras atividades que poderiam ser colocadas na categoria de economia solidária. “O que ocorre é que essas atividades são desarticuladas e muitas nem tem essa compreensão de economia que foge um pouco do sistema, que trabalha mais na autonomia das pessoas e o associativismo delas, visando uma busca de trabalho e renda diferenciada do mercado mais da indústria, do comércio, estabelecido. São caminhos alternativos de sobrevivência e desenvolvimento social e econômico” comentou Iuri, que destacou a importância da ação na cidade.
 
Cristiano Silva

Iuri Azeredo: “Debate na comunidade”.
 
“Buscamos justamente trazer o conceito de encomia solidária para o debate da comunidade. Organizar comunidades religiosas, cooperativas, associação de mães, clubes, isso tudo tem muita ligação com a economia solidária, e visamos incorporar uma região no debate estadual e nacional. Estamos fazendo a primeiro aqui, daqui vão sair delegados para a conferência estadual em Porto Alegre e nacional em Brasília” completa Azeredo.
 
AVANÇAR
 
Cristiano Silva

Nelsa Nespolo: “Avaliar as politicas públicas”.
Presente do evento, a diretora da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Departamento de Incentivo à Economia Solidária do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Nelsa Fabian Nespolo, destacou o momento para de discutir o assunto.
“Está acontecendo no Brasil inteiro as conferências. Aqui no Rio Grande do Sul, com esta de Santa Cruz que é a última, fizemos 12. Já tivemos mais de mil pessoas discutindo como a economia solidaria pode avançar em todos os territórios. A conferência é o momento de avaliar as politicas públicas e a sua relação com a economia solidária” finalizou Nelsa.
Organizada em Santa Cruz por um grupo de trabalho composto por diversas entidades, a ação contou com o apoio da Secretaria Estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) e do Conselho Estadual de Economia Solidária do Rio Grande do Sul (Cesol). A etapa estadual será em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de maio e a nacional de 24 a 26 de novembro em Brasília.