Luciana Mandler
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Neste ano, a Expoagro Afubra está diferente, de forma digital. Intitulada como “Conecta Expoagro Afubra – especial on-line, ligando o campo e a cidade”, desde a quarta-feira, 17, até sexta-feira, 19, das 14 às 16h, ocorre o webinar, abordando assuntos relacionados ao setor da agricultura familiar e do agronegócio. O Conecta Expoagro Afubra está sendo transmitido pela página no Facebook: Lojas Afubra e pelo canal no YouTube.
Nessa quinta-feira, 18, o assunto foi “Os desafios e as oportunidades do agronegócio”. Entre os convidados estavam: o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra Ltda, Romeu Schneider; diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville; presidente da Farsul/ CNA, Gedeão Pereira; e doutor em Agronegócio, Marcos Fava Neves.
Antes de cada convidado refletir sobre a temática do dia, um vídeo sobre uma parceria entre Afubra e Embrapa foi transmitido, abordando o projeto ‘Feijão de alta performance’, existente há dois anos na região do Paraná. A parceria vem ao encontro de qualificar e capacitar os técnicos da associação no setor. O objetivo é mostrar que é possível desenvolver, além de diversificar, aumentar produtividade e renda.
O AGRONEGÓCIO
Abrindo a rodada de conversa entre os painelistas, Romeu Schneider destacou que a diversificação está no DNA da Afubra. Preocupada com os produtores de tabaco, com sua sobrevivência e renda, principalmente nas pequenas propriedades, para a entidade, as demais culturas são importantes para subsistência. Desde que foi criada, a associação sempre se preparou para auxiliar os produtores na parte tecnológica e assistência. “Temos mais de 100 técnicos que prestam serviços de acompanhamento, visitam as propriedades, auxiliam para tornar mais rentável e a produtividade. No último ano não foi possível fazer de forma presencial na lavoura, mas fizemos virtual”, acrescenta.
Já em relação aos desafios, Schneider reforça que da porteira para dentro, o produtor está bem assistido, porém, para fora da porteira, as propriedades têm dificuldades. Pensando à frente, a Afubra vem investindo em armazenamento de grãos, ampliou participação no segmento de energia renovável, e está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma e-commerce, que deve estar em funcionamento até abril, a fim de aproximar associados e produtores.
Para Guy de Capdeville, da Embrapa, a boa notícia num cenário difícil é que o agronegócio vem conseguindo ajudar o Brasil a manter a economia. “Graças ao agro produtivo é que estamos conseguindo passar com impacto menor na economia”, frisa Guy. Ele ainda enfatiza que a Embrapa tem condições de fazer acompanhamento para poder tornar sustentável a produção e trazer selos de sustentabilidade aos produtores, como já ocorre com a carne. “A Embrapa tem como apoiar com informações, assessoramento remoto, georeferenciamento de áreas. Precisamos ter o sistema bem estabelecido para que possamos levar para a sociedade o que o setor vem levando para o Brasil”, completa.
Quem também confirma o crescimento do agronegócio é Gedeão Pereira, da Farsul. “O Brasil é uma potência agrícola. Em meio à pandemia, o Brasil exportou soja, milho, carne bovina, ou seja, suportando bem este momento”, aponta. O professor Marcos Fava Neves destacou alguns pontos, entre eles: o cenário político/econômico, e o agro mundial e brasileiro.