Anunciada no início do mês de dezembro, a implantação de três quilômetros de ConAid no distrito de Alto Paredão está próximo de ser concluída.
Acompanhando de perto os trabalhos, o prefeito Telmo Kirst foi mais uma vez ao local na manhã de terça-feira, dia 19, para conferir o andamento da obra.
Segundo Telmo, se o tempo se mantiver firme nos próximos dias, como prevê a meteorologia, em mais uma semana a pavimentação estará pronta. Com este trecho, desde a Entrada Henn até a vila do distrito, serão 15 quilômetros de estradas em Santa Cruz do Sul cobertos com o novo sistema de estabilização de solos, originário da África do Sul. Linha João Alves, Quarta Linha Nova Baixa, Capão da Cruz e São Martinho também já foram contempladas.
Na avaliação do prefeito, primeiro na região do Vale do Rio Pardo a experimentar a tecnologia, nas localidades em que foi adotado, o material tem se mostrado resistente às oscilações climáticas e apresenta uma série de vantagens, comuns a estradas pavimentadas com asfalto, como a eliminação de barro nos dias de chuva e de pó em dias secos. Outro ganho que faz questão de enfatizar, é o investimento, considerado baixo. “Com o valor pago na execução de um quilômetro de asfalto, podemos fazer 10 quilômetros com o uso do estabilizador. É uma economia considerável para o Município e um grande benefício para a comunidade”.
Em mais de uma oportunidade Telmo externou a necessidade de uma linha de financiamento que contemple as prefeituras, possibilitando mais obras no interior. “Seria importante que os municípios pudessem contar com um programa dessa natureza”, sublinhou. Em sua passagem por Santa Cruz do Sul, na última semana, o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, voltou até a localidade de Capão da Cruz, onde há cerca de oito meses esteve acompanhando a implantação do ConAid.
Satisfeito com o que viu, Westphalen disse que a tecnologia de estabilização de solos deve ser estendida para outros municípios. “Há oito meses acompanhei o início desta obra e hoje vejo que a estrada está preservada. É uma tecnologia de baixo custo e de alta qualidade que deverá ser expandida para todo o Estado”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul