EVERSON BOECK
[email protected]
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Extraordinária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a Unisc protagonizaram um momento ímpar na relação entre a gestão pública municipal e as comunidades no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smec) na tarde de terça-feira, 29 de maio. No evento, representantes de cada um dos nove bairros beneficiados pelo PAC apresentaram à prefeita Kelly Moraes as demandas levantadas pela população durante as Assembleias Comunitárias do PAC Social.
Na abertura do encontro, foi apresentado em primeira mão um vídeo institucional do PAC em Santa Cruz do Sul. Após, a coordenadora do PAC Social, Márcia Maribel Corrêa, e a coordenadora do projeto Mobilização e Organização Comunitária do PAC Social na Unisc, Elisabeth Garcia Costa, explanaram como aconteceram as reuniões desde o ano passado até este primeiro encontro entre os representantes dos Bairros e o Executivo. “Tudo começou em junho de 2011 quando começamos as palestras nos bairros. Foi uma grande caminhada até este momento e nos sentimos muito satisfeitos por ver os resultados e comunidade acreditando no PAC”, frisam.
Cerca de 45 pessoas participaram do evento, sendo cinco representantes de cada bairro. Todas as comunidades elencaram três prioridades dentro de três eixos: Capacitação Profissional E Geração De Renda; Mobilização E Organização Comunitária; e Educação Sanitária, Ambiental E Patrimonial.
Os nove bairros que participaram do encontro são Beckenkamp, Bom Jesus, Faxinal/Menino Deus, Margarida, Pedreira, Progresso, Rauber, Santa Vitória e Santuário. Dentre as demandas, as mais solicitadas foram a respeito de controle de animais, cursos profissionalizantes para adolescentes e adultos, e mutirões de limpezas nas ruas e canalizações.
A prefeita Kelly Moraes citou seu comprometimento com a comunidade a partir da sua história. “Eu morei no Bairro Faxinal Velho, saí da origem, conheço todos vocês e suas necessidades e vocês sabem disso. Eu sei da angústia de querer ter uma vida melhor e não poder sozinho, por isso agora eu estou retribuindo da melhor maneira que eu posso”, relata a prefeita. “Aqui eu revivi minha vida e sou gratificada em poder retribuir para essas pessoas que depositaram confiança em mim”, acrescenta.
Rolf Steinhaus
Aproximadamente 45 pessoas participaram do evento, sendo cinco
representantes de cada um dos nove bairros