Início Cultura Comunidade LGBTQIA+ | 2ª Feira da Diversidade promove a discussão de emprego...

Comunidade LGBTQIA+ | 2ª Feira da Diversidade promove a discussão de emprego e renda

Iniciativa atraiu expositores de outros municípios, como Porto Alegre, Campo Bom e Caxias do Sul

Evento, em frente à Praça da Bandeira, reuniu expositores de diversos segmentos como viagens, artesanato e bebidas
Fotos: Daniel Silveira

A 2ª Feira da Diversidade está se consolidando como um evento para a promoção de emprego, renda, inclusão e cidadania para a comunidade LGBTQIA+ em Santa Cruz do Sul. O evento, realizado no sábado, 11, das 15h às 23h, na rua Marechal Floriano, em frente à Praça da Bandeira, reuniu expositores de diversos segmentos como viagens, artesanato e bebidas, em um ambiente de estímulo aos negócios, mas também de debates e mobilização social.

O coordenador de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (Sedesp), Ruben Quintana, estava bastante positivo em relação à atividade. A feira atraiu expositores de outros municípios, como Porto Alegre, Campo Bom e Caxias do Sul. E empresas de outros estados, como Santa Catarina e São Paulo, também demonstraram interesse. “Nossa ideia é fazer ao menos uma edição anual, dentro deste formato, ampliando cada vez mais e trazendo participantes de outras cidades”, comentou.

Quintana frisou o apoio da prefeita Helena Hermany à pauta da diversidade sexual. “Ela teve papel fundamental. Ao criar a coordenaria, abraçou a causa, dando o fomento e incentivo”, revelou. Conforme o coordenador, Santa Cruz do Sul começa a se destacar, tornando-se referência no desenvolvimento de políticas públicas para LGBTQIA+. “Graças a este Governo, com olhar e responsabilidade social, temos apoio e incentivo a essas iniciativas”, concluiu.

Empresa Inclusive Wine, de Porto Alegre, do casal Raphael Giuriatto e Renan Perovano, comercializa vinhos e espumantes

Para o secretário da Sedesp, Everson Carvalho de Bello, o evento é fruto de um trabalho iniciado há seis meses. “Estamos consolidando Santa Cruz do Sul como referência em políticas públicas de diversidade, graças à coragem, ao trabalho sério e à grande vontade de fazer a diferença na vida de todas as pessoas”, declarou.

O evento contou com a presença de representantes do Governo do Estado. O diretor-adjunto de Diversidade Sexual e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Daniel Morethson, enfatizou que a experiência santa-cruzense está sendo um exemplo de sucesso em políticas públicas para o Rio Grande do Sul, com a realização de diversas atividades e políticas desde a criação da coordenadoria. “O município está cumprindo o seu papel de chamamento para a inclusão”, afirmou.

Uma das empresas presentes à 2ª Feira da Diversidade foi a Inclusive Wine, de Porto Alegre. Propriedade do casal Raphael Giuriatto e Renan Perovano, ela comercializa vinhos e espumantes. Eles tomaram conhecimento do evento, inscreveram-se para participar buscando dar visibilidade à marca e foram selecionados.

O engajamento permeia todas as etapas do empreendimento. Entre colaboradores e prestadores, a Inclusive Wine prioriza a presença de pessoas negras, mulheres, portadores de deficiência e LGBTQIA+. O conceito também é aplicado aos produtos comercializados: a empresa é a primeira marca a produzir um vinho espumante com acessibilidade para cegos e surdos em seus rótulos. “É uma forma de criar uma rede inclusiva de empreendedorismo, com profissionais e colaboradores que ajudam a desenvolver a marca”, defendeu Giuriatto.

A 2ª Feira da Diversidade LGBTQIA+ foi uma realização da Coordenadoria da Diversidade, órgão vinculado à Sedesp, com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.