Início Religião Comunidade Espírito Santo realiza a 23ª Festa do Divino

Comunidade Espírito Santo realiza a 23ª Festa do Divino

Ana Souza
[email protected]

A partir desta quinta-feira, dia 17, acontece em Santa Cruz do Sul a 23ª edição da Festa do Divino. O evento – que terá programação até o dia 27 de maio – é uma realização da Comunidade Espírito Santo, localizada na Avenida Euclides Kliemann, 422, no Bairro Arroio Grande, e traz como tema Espírito Santo: vida e saúde da comunidade.
A abertura do evento será às 19h30 desta quinta-feira, 17, com missa e realização da primeira novena (sendo no total nove) enfatizando o tema Os dons do Espírito Santo na vida da comunidade. Haverá apresentação do Coral de Vera Cruz e, às 21h, jantar, tendo no cardápio galeto, massa, molho e saladas.  Na sexta-feira, acontece o segundo dia de novena – todas serão às 19h30 – com o tema Espírito Santo e a nossa identidade católica; dia 19, o tema será Família guiada pelo Espírito Santo; no dia 20, domingo (início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos), Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo.
A novena do dia 21 trará como tema A sabedoria do Espírito Santo presente na Terceira Idade; dia 22, Crianças, adolescentes, jovens: sinais do Espírito Santo; dia 23, Cristãos comprometidos com a sociedade; dia 24, Espírito Santo saúde do corpo e da alma e no dia 25, último dia da novena, Cristão: discípulo, missionário e profeta de Cristo.
No sábado, 26, a festividade terá diversas atrações para os participantes. Às 11h, Culto Ecumênico; ao meio-dia, almoço com galinhada e saladas; às 13h30, baile da Terceira Idade com animação da Banda Nova e apresentação da Banda do 7º BIB; às 18h, encerramento do baile. Às 19h30, Santa Missa Vespertina; 21h, jantar-baile, no cardápio galeto, massas, arroz, molho e saladas e 22h, início do baile com a Banda Nova Geração.
A abertura da programação de domingo, 27, será às 9h com Santa Missa de Pentecostes; 10h, Som Alta Rotação; 12h, almoço com churrasco, salsichão, galinhada, arroz e saladas; 13h30, apresentações diversas; 14h, início da reunião dançante com a Banda Nova Geração e 19h, sorteio da Ação Entre Amigos e encerramento da Festa. No sábado, 3 de junho, 19h30, Missa de Ação de Graças e entrega dos prêmios da Ação Entre Amigos.
Este ano a Festa do Divino traz como casal festeiro José Luiz e Eliane Simon. Na Comissão de Apoio: Celso e Ilani Schuster, Devanier e Marli Baierle, Milton e Claudete Henn, Adalcir e Rosali Garcia, Gualter e Claudia Batista, Nestor Hermes, Izabete Voos, Elizete Pacheco, Marlene Rosa, Silvia Limberger e Marcelo Carlesso. O Pároco é Padre Rogério Kunrath.

ORIGEM

A Festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.
A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século 14, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas.
Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.
Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.
A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nos territórios portugueses, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, e diversas partes do Brasil.
É provável que o costume de festejar o Espírito Santo tenha chegado ao Brasil já nas primeiras décadas de colonização. Hoje, a Festa do Divino pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do país, do Rio Grande do Sul ao Amapá, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo em comum elementos como a pomba branca e a santa coroa, a coroação de imperadores e a distribuição de esmolas.

Fotos: Arquivo/RJ

Festividade traz como tema Espírito Santo: vida e saúde da comunidade

Paróquia Espírito Santo, no Bairro Arroio Grande, sediará mais uma edição da Festa do Divino