O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul (Compir) promoveu na última nesta sexta-feira, 11, uma série de ações comemorativas ao 13 de Maio, resgatando o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil.
A atividade aconteceu no Palacinho da Praça da Bandeira, reunindo representantes da cultura negra no município, autoridades, estudantes e público em geral.
O presidente do Compir, Sandro Bitencourt, comandou os trabalhos. Pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul estiveram presentes, representando a prefeita Kelly Moraes, os secretários municipais Marla Hansen (Governo) e José Osmar Ipê da Silva (Desenvolvimento Social). A coordenadora social do PAC, Márcia Maribel Corrêa, representou o vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis, enquanto Maria Cristina Konradt representou a Smec.
Em seu pronunciamento, Marla Hansen lembrou as pessoas que batalham pela igualdade racial em Santa Cruz e elogiou as ações feitas pelo Compir. José Osmar Ipê destacou a data do Treze de Maio e disse que nosso município tem avançado bastante no combate ao racismo.
O professor e historiador Mateus Skolaude proferiu palestra sobre o tema racismo e depois aconteceram apresentações artísticas a cargo do grupo Dance Crew e da dupla Dona Maria e Amarildo. Ao final do evento foi servido um coquetel aos presentes.