Ricardo Gais
[email protected]
Com a chegada do verão e consequentemente os dias de calor, seja em casa ou no ambiente de trabalho, quem tem o aparelho de ar-condicionado costuma fazer seu uso durante todo o dia para refrescar o ambiente. No entanto, neste ano estamos em meio a uma pandemia de Covid-19, a qual o vírus se espalha pelo ar facilmente, principalmente em ambientes fechados. Então, como ligar o aparelho sem prejudicar a saúde dos que estão no mesmo espaço? Para isso, o médico infectologista do Hospital Ana Nery, Eduardo Chaida Sonda explica o que fazer nestes casos.
O infectologista destaca que é importante fazer o uso do aparelho com as janelas abertas para que ocorra a ventilação e renovação do ar no ambiente em questão, além de fazer o uso da máscara e procurar manter os distanciamento de um a dois metros, complementando com a limpeza do ambiente, visando diminuir a chance de contaminação. “O ar-condicionado pode ser um propagador do coronavírus, uma vez que ele se propaga pelo ar e gotículas suspensas no ar. É importante procurar realizar a abertura de janelas, ventilando o ambiente pela manhã e fim da tarde ou antes e após o uso do ar-condicionado, visando tentar melhorar a circulação do ar no ambiente. Reforço também a importância da manutenção adequada do ar-condicionado, o filtro em geral não protege contra a Covid-19, porém, o processo de circulação e renovação do ar permite melhor diluição do mesmo no ambiente, evitando acúmulo de poluentes o consequente aumento da carga de vírus”, recomenda.
Ainda sobre a limpeza do filtro do aparelho, Chaida Sonda explica que a mesma pode evitar a contaminação para Covid-19, já que a função do filtro é reter partículas e micropartículas que podem carregar poluentes e microrganismos como o coronavírus. “Assim evita a concentração de poluentes no ambiente e consequentemente o vírus”, disse.
Sobre uma temperatura específica no ambiente, o infectologista comenta que não há temperatura ideal, mas estudos mostram que o vírus reduz em quantidade quando exposto ao sol, acima de 21 ou 24 graus. “Porém, estamos percebendo no Brasil um aumento de casos em plena primavera e verão”, pontua.
Outro aparelho muito utilizado nesta época do ano são os ventiladores, que fazem circular o mesmo ar do ambiente, e, conforme disse o infectologista, este aparelho retém menos poluentes, porém, tem a vantagem de ser utilizado geralmente em locais abertos e ventilados. “Ele auxilia na eliminação do vírus no espaço, podendo sim, ser utilizado”, complementa Chaida Sonda.