LUANA CIECELSKI
[email protected]
Encerrando a programação do mês de março e a sequência de sessões em homenagem às mulheres, a Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul exibirá nessa terça-feira, dia 27 de março o filme “Como Nossos Pais” de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. Lançado em 2017, o longa metragem brasileiro tem 142 minutos de duração. A sessão inicia às 20 horas.
Na história dessa terça-feira, vamos conhecer um pouco da vida de Rosa (Maria Ribeiro). Aos 38 anos ela é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida. Ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, ela também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos.
Pode-se dizer que esse filme fala sobre papéis. Os papéis que uma mulher precisa exercer e com os quais precisa lidar. E na história de Rosa, olhando-os a perspectiva dela, fica mais claro o questionamento sobre o sistema patriarcal que implantou esses papéis e que persiste no dia-a-dia, ainda hoje, exigindo das mulheres, como exige de Rosa – desde o início ela precisa lidar com as atitudes inicialmente incompreensíveis e repulsivas de sua mãe, com um marido – Dado (Paulo Vilhena) – que pouco contribui financeiramente com o orçamento familiar e se limita a brincar com as filhas quando chega de suas longas viagens, tem também as exigências em lidar com um pai (Jorge Mautner) fracassado em sua vida artística e que parece constantemente estar á procura de uma mulher que o sustente.
A exibição é gratuita e aberta ao público e acontecerá na sede do Sindibancários. Após o filme, comumente é realizado um bate-papo.