Em virtude do decreto de ponto facultativo na Prefeitura de Santa Cruz do Sul, válido nos próximos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Os serviços essenciais, no entanto, não sofrerão interrupção, nem nos dias de ponto facultativo, nem nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Funcionarão normalmente ou em regime de plantão os atendimentos no Caps AD, Cemai, UPA do Bairro Esmeralda, Pronto Atendimento junto ao Hospital Santa Cruz, Ambulatório de Campanha, Fiscalização Sanitária, Fiscalização relacionada à Covid-19, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde.
O funcionamento também será ininterrupto no Abrigo Municipal Viver Melhor, Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência, Albergue Municipal, Conselho Tutelar, Escritório da Mulher, Guarda Municipal e setor responsável pela limpeza dos banheiros da Praça Getúlio Vargas, no Centro, e da Praça Presidente Costa e Silva, no Bairro Ana Nery.
Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro a coleta da Conesul ocorrerá normalmente. Já o recolhimento feito pela Coomcat será da seguinte forma: dia 24 (somente no turno da manhã), dia 25 (não haverá coleta), dia 31 (somente no turno da manhã), dia 1º (não haverá coleta).
Com relação às feiras rurais, nos dias 25 e 26 de dezembro e 1 e 2 de janeiro, não haverá funcionamento, exceto na feira da Oktoberfest. Já as do Arroio Grande, Esmeralda e Senai, que ocorreriam nos sábados, dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, serão antecipadas para as quintas-feiras, dias 24 e 31, no horário das 5h45 às 12h. A feira rural da Oktoberfest funcionará normalmente nos sábados e a feira da Independência ocorrerá apenas nas terças-feiras, dias 22 e 29.
A feira orgânica da Praça Hainsi Gralow, no Bairro Santo Inácio, não funcionará nas quintas-feiras, vésperas de Natal e Ano Novo e nem nos sábados subsequentes a essas datas festivas.
O decreto estabelece ainda que na quarta-feira, dia 30, as secretarias municipais de Administração e Transparência (SEAT) e de Fazenda realizarão somente expediente interno de trabalho para fechamento do exercício 2020.