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Comércio espera ampliar vendas

Brinquedos deverão ser os itens mais procurados, seguidos de peças de vestuário, calçados e eletrônicos

Fernando Frazão/Agência Brasil
Expectativa do setor é positiva quanto ao desempenho da data

A proximidade com o Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira, 12, deverá aquecer setores do comércio da região, apostam as entidades representativas do varejo. Projeção do Sindicato Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP), mesmo com preço médio mais alto – na faixa dos 15% –, artigos para os pequenos deverão elevar o consumo em outubro. Lojas de brinquedos deverão concentrar a maior parte da movimentação dos compradores, seguidas de perto por vestuário, calçados e eletrônicos.


O presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, atesta que a expectativa do segmento é positiva em relação ao Dia das Crianças. Ao longo dos anos, a comemoração de 12 de outubro tornou-se relevante ao varejo, com aumento no volume de compras direcionadas aos baixinhos. “Embora tenha ocorrido um reajuste de preços em alguns itens na linha infantil, e isso conspira contra o bom resultado, o Dia das Crianças vem se solidificando no calendário, o que amplia a projeção sobre o resultado”, comenta.


A Federação do Comércio Varejista de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) prevê que as vendas de artigos recreativos e esportivos, que incluem brinquedos, devem apresentar receitas maiores neste ano do que em 2021, em grande parte motivadas por aumento de preços. Ainda assim, o volume de mercadoras comercializadas também deve crescer na comparação com o último ano, mesmo que de forma moderada. No Estado, em outubro passado, o resultado das operações realizadas para a data fechou em um aumento de 15%, na comparação com 2020.

Importância da comunicação

Entre as orientações aos lojistas que esperam faturar mais em função do Dia das Crianças está o investimento em comunicação. Spode explica que é necessário “dizer” para o consumidor que os produtos de que necessita estão disponíveis nas lojas físicas. “O e-commerce é um obstáculo que veio com ainda mais força durante a pandemia. Por isso, cada vez mais nós precisamos ter uma comunicação assertiva, nos conectado diretamente com o público consumidor”, orienta o presidente do Sindilojas-VRP.


Ele explica que é importante que o lojista utilize todos os canais de comunicação, como a mídia tradicional e as ferramentas digitais, que devem ser lembradas no planejamento para negócios. “Manter uma boa carteira de clientes, fidelizados com a loja também ajuda no alcance das metas e desafios para alavancar negócios em nossos empreendimentos”, complementa Mauro Spode.