O desempenho positivo das vendas do comércio varejista de Santa Cruz do Sul pode ser medido também pelo crescimento no número de contratações de funcionários durante o ano de 2022. Em um levantamento elaborado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP), o saldo de empregos no setor, no período de janeiro a setembro deste ano é de 2.155 trabalhadores, contra 888 postos gerados de janeiro a setembro do ano passado.
Na comparação, o ano de 2022 gerou 1.267 vagas a mais até o último mês de setembro. Com a projeção de vendas para o fim do ano e a expectativa de contratações temporárias, índice deve aumentar e fechar o ano bem acima do desempenho anterior.
Para o presidente do Sindilojas-VRP, os números de contratações, contra as demissões positivo é um dos fatores que explica o momento que o segmento vive. “Santa Cruz do Sul é um polo econômico da região, por isso, entendemos que a retomada do consumo e o retorno das atividades coletivas – pós-pandemia – contribuem muito para este crescimento”, aponta.
Entre janeiro e setembro deste ano, foram realizados 3.152 exames admissionais de trabalhadores para o comércio. Este controle é realizado pelo Sindilojas-VRP. Já os exames demissionais foram 997, resultando em um saldo positivo de 2.155 empregos gerados no período. Na comparação com 2021, o total de exames admissionais feitos foi de 2.376, enquanto os demissionais somaram 1.488, gerando um saldo total de 888 empregos entre janeiro e setembro daquele ano.
“Estes dados, acompanhados pelo Sindilojas-VRP, mostram a representatividade do comércio e a importância do setor para a geração de emprego e renda em Santa Cruz do Sul. Os números são o reflexo do desempenho do varejo e do investimento dos empresários”, avalia o presidente da entidade.
Fim do ano deve impulsionar números
Na esteira das contratações, o Sindilojas-VRP acredita que até o fim do ano, o saldo de admissões no comércio varejista de Santa Cruz do Sul tende a se elevar, ainda mais. “Há uma boa perspectiva, e isso é em nível estadual. Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), aponta que mais da metade dos empresários do ramo tem intenção de contratar temporários. Aqui em Santa Cruz e região, esta tendência deve se repetir”, aponta Mauro Spode.
Conforme a projeção da entidade, o volume de vagas temporárias para o Natal deverá ser até 35% maior do que no fim de ano passado. “O Natal é o nosso grande momento. A data mais importante para o comércio, estamos otimistas e confiantes, que será um grande momento para a recuperação das empresas”, pontua o presidente do Sindilojas-VRP.