O Dia dos Namorados deve ter um incremento em relação ao ano passado entre 7 e 10% em determinados segmentos, segundo projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL Santa Cruz).
A data movimenta o comércio local, em especial, determinados segmentos, como o de bares e restaurantes, que projetam um aumento maior em relação a 2022 – na base de 10%. Já o setor varejista também prospecta um aumento de 7% nas vendas em relação ao ano passado.
O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, destaca que a data é importante para o comércio local e que a expectativa é boa. “Alguns setores como o do vestuário e de calçados, ainda aguarda o aumento do frio para conseguir alavancar as vendas. Como a temperatura ainda está mais alta, o movimento típico do inverno ainda não se intensificou nestes setores do varejo”, explica.
Bartz salienta que o setor de bares e restaurantes está muito animado em função do Dia dos Namorados. “Muitos casais aproveitam a data para celebrar e a cadeira de bares e restaurantes costuma atuar com lotação máxima nestes dias. É o que se espera mais uma vez”, observa.
Outro fator importante da economia nos últimos dias foi o pagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados, o que acaba impactando no varejo. “É algo importante que influencia no comportamento das lojas, que já fazem ações para atrair o consumidor, com promoções”, cita o presidente da CDL.
Ricardo faz um apelo para que o consumidor opte por fazer suas compras no comércio local, para que os recursos girem no município. “Santa Cruz do Sul é um polo regional em comércio e está muito bem servido na área de opções de lojas. Por isso, é muito importante que se compre nas lojas da nossa cidade, evitando especialmente o comércio eletrônico”, salienta.