Início Geral Comemoração | Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares completa seu 61º aniversário

Comemoração | Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares completa seu 61º aniversário

Presidente do Sindicato reconheceu lutas e marcas na história

O Sindicato encontra-se na Rua Ramiro Barcelos, 1054
Divulgação

Lucca Herzog
[email protected]

Hoje, dia 1°, o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras (STAF) completa seus 61 anos de existência. Com o objetivo de representar a categoria dos agricultores familiares, vem defendendo, ao longo de sua história, o interesse dos trabalhadores e lutando por uma melhora de suas condições de vida e de trabalho. Antecipando a data, ao longo da última semana os clientes e associados puderam concorrer a vários prêmios comemorativos.

Uma trajetória em prol dos associados

A fundação da entidade ocorreu em 1962. Surgiu da fusão de dois sindicatos: o dos Trabalhadores Rurais da Lavoura e da Pecuária – formado por trabalhadores rurais, meeiros, arrendatários e filhos de agricultores – e o dos Trabalhadores Autônomos de Santa Cruz do Sul – composto por pequenos proprietários de Santa Cruz do Sul. Em outubro de 1965, por meio do Ministério do Trabalho, instituiu-se o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Lavoura e da Pecuária teve, como 1º presidente, Orlando Paulo Schaefer (em 1962), e o Sindicato dos Trabalhadores Autônomos era presidido por Antônio Wilibaldo Eick (também em 1962).

Sérgio Reis, presidente do STAF

Divulgação

“Queremos, primeiramente, felicitar todos os associados e associadas, que durante todo esse tempo estiveram conosco, levando ao crescimento. E também lembrar dos fundadores, dos quais ainda temos alguns entre nós. Deixamos um agradecimento especial ao conselho de lideranças, e aquele convite especial aos agricultores que ainda não são associados, para que venham e integrem-se ao nosso quadro social, para que essa entidade fique cada vez mais forte e atuante. Nosso sindicato sempre foi muito presente dentro das grandes lutas e conquistas do movimento sindical.

Tivemos uma mostra disso nas grandes mobilizações em que estivemos incluídos e ajudamos a organizar aqui em Santa Cruz, em 2019, principalmente, quando defendemos os direitos do nosso agricultor na reforma da Previdência. Conseguimos trazer esse grande ato pro nosso município, graças à grandiosidade deste sindicato”.