Início Cultura Comemoração: Evento marca o Dia Nacional do Samba

Comemoração: Evento marca o Dia Nacional do Samba

Sociedade Cultural e Beneficente União e músico Bako Lopes promovem festividade que iniciou ontem e prossegue até este domingo


FOTOs: DIVULGAÇÃO/RJ
Equipe da Sociedade Cultura e Beneficente União também está a frente do evento

Ana Souza
[email protected]

‘Quem não gosta do samba, bom sujeito não é… Ou é ruim da cabeça ou doente do pé’, com parte da letra da música ‘Samba da Minha Terra’, de Dorival Caymmi lembramos o Dia Nacional do Samba que transcorre nesta sexta-feira, dia 2. A data é comemorada desde 1964 e foi sancionada no antigo estado da Guanabara, o atual município do Rio de Janeiro. Em Santa Cruz do Sul o projeto ‘Dia Nacional do Samba: Grande Encontro’ marca a data magna e está sendo realizado pela Sociedade Cultural e Beneficente União (SCB União), um ponto de cultura do município e espaço popular afro-brasileiro, e Bako Lopes, um renomado multiartista da cidade. A identidade visual e as redes sociais estarão a cargo de Vinicius Stumm e o som e iluminação pela PRO Produtora Artística.


O projeto está sendo viabilizado através da Lei do Patrocínio, tendo como patrocinador principal a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Cultura. A produção executiva é de Marta Nunes, presidente da SCB União e direção artística e musical de Bako. O evento traz como objetivo valorizar este ritmo musical tão difundido no Brasil, além de realizar atividades culturais relacionadas ao samba e que iniciaram na quinta-feira, 1º, e seguem até o dia 4. Tudo de forma gratuita para o público. A iniciativa também visa promover a valorização da cultura afro-brasileira em Santa Cruz do Sul e a cultura do samba como forma de diálogo entre gerações e grupos sociais e étnicos, além de valorizar a produção artístico-cultural de músicos e cantores com carreiras e trajetórias marcantes no cenário local.

Bako Lopes é um dos idealizador do projeto


Foi com a ideia de prestar uma homenagem aos grandes sambistas de Santa Cruz que surgiu o projeto. “Em Santa Cruz do Sul, tivemos ao longo da histórica local sambistas de renome como o compositor e intérprete Alcemiro e o musicista Romário. Podemos citar inúmeros grupos de samba de raiz e pagode que circulam nas noites em casas santa-cruzenses como Edinho Nascimento, Confraria das Quintas, Bako Lopes, entre outros. Atualmente, o samba, as rodas de samba ocorrem em toda a cidade em vários dias da semana. Na décima quinta edição do evento protagonizado por Bako Lopes, a SCB União une forças para fazer desta data tão especial um grande encontro”, frisa Marta.

ORIGEM

Trata-se da maior expressão cultural Brasileira, traduzida na música, dança, costumes e modo de ver a vida. Foi criado no Brasil misturando batuques trazidos pelos negros escravizados, aos ritmos europeus foi marginalizada durante décadas. Apenas da segunda metade do 20 o samba, finalmente, foi incorporado como elemento legítimo da Cultura Brasileira. A data de 2 de dezembro foi escolhida como o dia do Samba, pois foi nesse dia que o famoso compositor Ary Barroso, um dos mais famosos compositores de samba da história, visitou pela primeira vez Salvador na Bahia. “Através de Elis Regina, Nelson Gonçalves, percebeu-se que este ritmo tão brasileiro também faz parte da cultura gaúcha. Atualmente poucos sambistas gaúchos tem projeção nacional. Em Santa Cruz do Sul como em outras cidades do interior do Estado, tendo em vista o apagamento desta expressões cultural, podemos citar inúmeros grupos de samba de raiz, mas somente alguns conseguiram se manter com carreiras consolidadas nos últimos anos. E esta tradição nacional ainda padece de legitimação local. “Para 2023 estamos planejando e viabilizando captação de recursos no sentido de realizar atividade formativas (oficinas e palestras) ao longo de uma semana de atividades, além das apresentações artísticas”, destaca Marta Nunes.


As atividades ocorrem na Rua Júlio de Castilhos, 1585. A abertura ocorreu na noite de quinta-feira, 1º, com coquetel de lançamento. O ponto alto será no dia 4, quando ocorrerá o Grande Encontro, no qual as atividades iniciam pela manhã, envolvendo famílias santa-cruzenses em um grande encontro de sambistas da cidade e região. Nesta sexta-feira, 2, haverá apresentação do projeto social da Aesca com a Escola Bruno Agnes às 15h; no sábado, 3, será a vez da Flash Mob, trata-se de um grupo de pessoas que se reúne repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação em um curto período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido.


O ponto alto ocorrerá no dia 4, domingo, com início da programação às 12h com feijoada a preço popular, apenas R$ 10,00 (reservas até sábado, dia 3). Na sequência, às 14h30, exibição do filme ‘Aquele da Paixão’ e às 15h, DJ Dru. Às 15h30, sambista Bako Lopes com participações de Camila Barrios às 15h45; Livia Luiz, 16h30 e DJ Dru às 17h. O Grupo Fica à Vontade se apresenta às 17h30 com a presença de Barreto às 17h45min; Schê Rodrigues às 18h30; DJ Dru, 19h. Botequim da Confra às 19h30; Adryan 19h45; Marioni Wendt, 20h15 e Lito Marques, 20h45.