Uma sociedade que é sinônimo de tradição no município, assim é a Sociedade Ginástica Santa Cruz. No dia 15 completa 131 anos de trajetória, sendo uma referência no histórico de nossa cidade. O clube surgiu no ano de 1893 com a denominação de Turnhalle Santa Cruz. A primeira sede estava localizada na Rua Marechal Floriano, ao lado do atual Museu do Colégio Mauá, terreno pertencente a Gustavo Iserhard. Na época foram fundadores, Heinrich Schmidt, Bernhard Krische, Georg Schütz, Paul Schönwald, Philipp Hagemann, Karl Bartholomay, Richard Textor, Theodor Sommerfeld, Wilhelm Keber, Max Butze, Wilhelm Lamberts, Ferdinand Günther, F. Schnepfleitner e Paul Dietrich.
Uma das marcas da Ginástica foi o pioneirismo no basquete, em 1931. A prática esportiva era realizada em piso de chão batido e foi a paixão que motivou os atletas a trabalharem vários dias preparando o terreno, tabelas e aros para que pudessem jogar. Estatuto aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária, datado de abril de 1938, no capítulo I “Das finalidades da sociedade”, traz que o intuito da Sociedade, que é o de promover e auxiliar a educação física e moral de seus associados, tornando-os sadios e fortes, de maneira a serem consócios e aptos para o serviço da Pátria.
Em carta enviada da Sociedade Ginástica ao interventor federal, tenente-coronel Ernesto Dorneles, em outubro de 1945, a diretoria solicitava verba para a construção de um ginásio de educação física. A base do texto salientava a finalidade nos seus 52 anos de existência: “Preparar homens fortes para o engrandecimento sempre crescente de nosso amado Brasil. Ênfase para a prática de ginástica em aparelhos, atletismo e os diversos jogos ao ar livre. Participante ativa em todas as competições e de campeonatos estaduais e devido à estreita ligação com as diversas Sociedades Congêneres, aumentou o entusiasmo pela educação do corpo, na mais ampla acepção da palavra entre a sociedade local.”
Até o ano de 1905, o canto, a música e ginástica impulsionaram o clube, a partir de então veio o futebol, com grande aceitação por parte dos associados. Em 1910, por meio da ata de número 2, foi criado o Departamento de Esgrima. Seis anos depois, construída uma cancha de bolão, com a estruturação de cinco grupos. No mesmo ano ocorreu a instalação de uma mesa de bilhar e criado um grupo de escoteiros. Outras modalidades foram sendo introduzidas, entre elas o atletismo. No centenário da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, em 1924, a sociedade participou com atletas de uma maratona alusiva à data.
Para comemorar a passagem dos 131 anos, a Sociedade Ginástica realiza no sábado, 14, um jantar. O clube abre às 20h, seguido por jantar às 21h, com animação do Anos Dourados.
“Uma grande honra e responsabilidade”
Para a presidente da entidade, Noeli Maria Turatti, estar à frente de uma sociedade esportiva e social com 131 anos de história em Santa Cruz do Sul é uma grande honra e responsabilidade. “Essa posição representa a continuidade de uma tradição rica e significativa na sociedade”, salienta. “A Ginástica não só promove atividades esportivas, mas também desempenha um papel crucial na vida social e cultural da cidade.”
Noeli afirma que liderar uma instituição tão antiga e renomada envolve preservar seu legado, ao mesmo tempo em que se deve se adaptar às necessidades e expectativas modernas. “Isso inclui a promoção de eventos, a manutenção das instalações e a criação de um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os membros”, explica. “Além disso, é uma oportunidade de fortalecer os laços comunitários, incentivar a participação ativa dos cidadãos e promover valores como o espírito esportivo, a camaradagem e a cidadania. É uma posição que exige dedicação, visão e um profundo compromisso com os associados e comunidade local.”
Membros da Diretoria
Presidente: Noeli Maria Turatti
Vice-Preisdente: Lauro José Schwengber
1ª Secretária: Fernanda Borges Rickes
2ª Secretária: Carmen Jurema Koehler
1º Tesoureiro: Vilson José Kipper
2º Tesoureiro: Julia Rejane de Souza
Diretor de Relações Públicas e Social: Leandro Nunes Couto
Diretora de Futsal: Márcia Luzia da Cruz
Diretor de Vôlei: Maicon Pereira
Diretora de Piscina e Bolão: Leonice Nadir Becker Tidball
Diretor de Bochas: Gelson Gonsalves de Souza
Diretor de Informática, Mestre de Cerimônias e Orador Oficial: Cláudio André Castro Martins