Início Geral Começam os preparativos para a Semana de Prevenção à Violência

Começam os preparativos para a Semana de Prevenção à Violência

EVERSON BOECK
[email protected]

O Comitê Municipal de Prevenção da Violência se reuniu no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores na última quarta-feira, 18, para tratar sobre a programação e atividades da IV Semana Municipal de Prevenção a Violência, que acontecerá de 20 a 25 de agosto. O evento tem como objetivo oferecer à comunidade uma oportunidade para que ela vivencie de forma ainda mais concreta ações de prevenção à violência no município.
O encontro serviu para a elaboração da programação do evento. Dentre as diversas atividades, haverá apresentação de projetos e atividades direcionadas, como a Gincana “Um Dia de Desafio”, a qual está sendo organizada pelas equipes Estratégia Saúde da família/Escolas Municipais de Educação Infantil, apresentação cultural da Escola de Educação Infantil Bom Jesus e apresentação do Comitê adolescente do PPV. Na Praça do Bairro Santa Vitória está prevista uma caminhada, mateada e apresentações artísticas.
Outros destaques vão para importantes palestras. Entre elas está “Bullying”, ministrada pelo Professor Lucas Neiva Silva e “Violência doméstica”, esta com a presença de representantes da Delegacia da Mulher e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Escritório dos Direitos da Mulher. Durante a IV Semana Municipal de Prevenção a Violência também acontecerá uma apresentação da pesquisa sobre o Suicídio em Santa Cruz do Sul.
Outra novidade para este ano é que o evento tratará sobre a questão da diversidade sexual. Para tanto, a ONG Desafios de Santa Cruz do Sul, que articula ações em favor dos direitos LGBT no município e região, foi convidada a fazer parte do Comitê. A contribuição da ONG para o evento será uma palestra sobre direitos homossexuais ministrada pelo professor doutor em direito pela Unisc, André Custodio Viana.
A coordenadora do Comitê Municipal do Programa de Prevenção da Violência, Arani Borges Hax, destacou sua experiência dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social quando presenciou situações de adolescentes que se assumiram homossexuais e abandonaram a escola. “As pessoas precisam de esclarecimento e orientação. Muitas vezes, aquele homossexual pobre, da periferia, que sofre com a discriminação e o desrespeito, é levado para o caminho da prostituição e o consumo de drogas”, enfatiza.
Também fazem parte do Comitê Municipal de Prevenção da Violência: Esporte e Lazer (SMTEL); Susana Teresinha Gaab, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM); Iara Bonfante, Escritório dos Direitos da Mulher (EDDM); Jesus Nunes Machado, Brigada Militar (BM); Márcia Wazlawik, Programa a Infância Melhor (PIM), José Cláudio Machado, Programa de Prevenção à Violência (PPV), Arani Hax (PPV), Fernanda A. Stendorff  (PIM), Everson Boeck (ONG Desafios), Gabriel S. Alves (ONG Desafios) e Ruben Quintana (ONG Desafios).

EVERSON BOECK

Encontro tratou sobre a programação e atividades da
IV Semana Municipal de Prevenção a Violência