Anunciado pelo prefeito Telmo Kirst há duas semanas, em ato de assinatura realizado no Palacinho, o trabalho de construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sildo Paulo Goetter já iniciou com o serviço de terraplanagem.
Localizado na Rua Itaqui, no Bairro Castelo Branco, próximo ao Supermercado da Rede Vivo, o prédio, que deverá ficar pronto em 2021, terá capacidade para atender 240 crianças de zero a cinco anos de idade, oriundas do próprio bairro e também do Esmeralda, Vila Nova e Arroio Grande.
A estrutura contará com oito salas de aula, quatro berçários, fraldários, lactários, salas para amamentação, sala para atividades múltiplas e refeitório, distribuídos em 1.264,79 metros quadrados de área construída, além de um amplo pátio ao ar livre para recreação.
A secretária da pasta, Juliana Bach, avalia a importância da agilidade na construção. “Com mais esta Emei, e com outras em construção, nossa expectativa é de atender mais 780 crianças em nossa rede”, afirmou.
O valor da obra, previsto na licitação, é de R$ 1.747.083,32 e os recursos para sua execução são oriundos do contrato do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF).
Futuras Emeis
Além da Emei Sildo Paulo Goettert, também estão em construção outras duas instituições de ensino infantil, uma no Bairro Progresso e outra no Residencial Viver Bem, com recursos do Programa Pró-Moradia. A primeira vai abrir 200 vagas, sendo 100 para crianças realocadas da Emei Santo Antônio. Já a segunda, que está em fase final de construção, com 95 por cento da estrutura acabada, vai disponibilizar outras 200 vagas para crianças do residencial e do Bairro Santa Vitória.
Uma quarta escola, também para mais 200 crianças, está em fase de projeto, é a Emei Mãe de Deus, que vai funcionar no loteamento homônimo, para onde se mudarão cerca de 400 famílias oriundas de diversos bairros da cidade. A escola será construída com recursos do Finisa 2.