Início Saúde Combate à dengue inicia no bairro Arroio Grande

Combate à dengue inicia no bairro Arroio Grande

Desde a última quinta-feira, 9 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realiza o levantamento dos índices de infestação pelo mosquito transmissor da dengue no município. O mutirão iniciou no Bairro Arroio Grande, onde cerca de 300 residências foram vistoriadas pelos agentes de campo em dois dias. A meta é percorrer todos os bairros da cidade em quatro meses, totalizando 5.328 residências visitadas.

DECOM/PMSCS/Divulgação

Agentes verificam a existência de criadouros e orientam moradores

Nas visitas, a equipe verifica a existência de possíveis criadouros e orienta os moradores sobre medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Ao final do trabalho, será possível identificar quais as áreas de maior risco, facilitando as ações de prevenção. “A coleta de amostragens é mais comum em estabelecimentos comerciais. As visitas nas residências são uma inovação importante no combate à dengue e, por isso, contamos com a colaboração da comunidade para bem receber em suas casas os agentes que estão devidamente identificados e capacitados para a execução do serviço”, explica o Supervisor Municipal de Combate à Dengue, Leonardo Rodrigues.

DECOM/PMSCS/Divulgação

Franciele, que já adota medidas de prevenção, recebeu orientações para reforçar o combate à doença

Moradora do Arroio Grande há dois anos, Franciele Monteiro da Silva, 24 anos, avalia o mutirão como uma ação essencial para eliminar focos da doença e conscientizar a população. Mãe de uma menina de oito anos, ela conta que, na sua casa, a atenção para combater a dengue é redobrada. Evitar vasos de flor e brinquedos que acumulem água são alguns dois cuidados básicos observados pela dona de casa. “Nosso bairro está crescendo muito e há diversas casas novas sendo construídas, o que reforça a necessidade de ampliar cada vez mais o trabalho de prevenção”, opina.
O levantamento será realizado sempre nas quartas, quintas e sextas-feiras. Na próxima semana, os 10 agentes da Vigilância Sanitária se dividirão entre os bairros Aliança (15 de janeiro), São João (16 de janeiro) e Santo Antônio (17 de janeiro), que somam 343 residências a serem visitadas. Outras duas edições do levantamento estão previstas até o mês de dezembro, totalizando 15.984 moradias vistoriadas até o final do ano.