Início Saúde Com a chegada do frio aumenta a prevenção contra a gripe H1N1

Com a chegada do frio aumenta a prevenção contra a gripe H1N1

A Secretária de Saúde de Sinimbu, preocupada com a saúde dos sinimbuenses, avisa que além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa gripada ao falar, tossir ou espirrar. Também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, usando lenços descartáveis; ter uma dieta bastante saudável, deixar ambientes arejados, incluir o álcool em gel no cotidiano, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar sair de casa se estiver doente e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de maio e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o serviço médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode levar as pessoas a morte, pode ser identificado por falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória, queda da pressão, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

A campanha de vacinação esse ano acontece em todo o país do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 de mobilização. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como crianças entre seis meses até cinco anos, gestantes, profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades (obesidade, diabéticos, asmáticos, problemas cardiovasculares) as quais têm mais risco de adoecer.

 

 

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Sinimbu