As comemorações alusivas ao Dia do Colono e do Motorista, transcorrido na terça-feira, 25, movimentaram o feriadão com uma série de homenagens em Santa Cruz do Sul, na cidade e no interior. A mobilização contou com carreatas, celebrações religiosas, apresentações artísticas, almoços, jantares e bailes.
No sábado, 22, as festividades iniciaram no Salão Porath e Staub, em Alto Paredão. Na sequência, houve promoções em Linha Nova e jantar-baile no Centro Cultural 25 de Julho, alusivo ao 37° aniversário da entidade. O domingo, 23, teve movimentações na comunidade São Francisco Xavier, em Linha João Alves; na Paróquia Ressurreição, em Santa Cruz, e novamente no distrito de Alto Paredão. Na terça-feira, 25, pela manhã, houve culto ecumênico na Sociedade de Canto Cruzeiro do Sul, de Boa Vista, seguido de desfile, almoço, apresentações artísticas e baile. À tarde, no salão comunitário de Linha Monte Alverne, mais um cortejo e reunião dançante.
Grande público prestigiou todas as promoções. O vice-prefeito de Santa Cruz, Elstor Desbessell (Progressistas), foi uma das figuras que marcou presença nas diversas atividades. “O que percebemos foi uma das maiores demonstrações de carinho e de reconhecimento dos últimos anos a dois pilares que movem nossa economia e que são símbolos do desenvolvimento”, enfatizou.
Ele comentou ainda a importância das festividades realizadas nesse feriadão. “Este ano é o da celebração, pois viemos de um período muito difícil, causado pela pandemia de covid-19. As homenagens ao colono e ao motorista são mais que merecidas, a estes dois protagonistas do desenvolvimento. Essa alegria vista nos festejos representa integração, resiliência e, acima de tudo, uma mostra da força do interior e da importância de quem transporta nossas riquezas”, reconheceu Desbessell. Confira imagens das celebrações.