Cristiano Silva
[email protected]
Divulgação/RJ
Coletivo santa-cruzense promove três show na próxima sexta-feira,
2 de maio, visando divulgação da produção autoral
Coletivo santa-cruzense promove três show na próxima sexta-feira,
2 de maio, visando divulgação da produção autoral
Fomentar a produção musical independente autoral. Esse é o objetivo que fez o Coletivo Banho Maria criar um evento com cara de ensaio aberto, trazendo bandas, levando um público a fim de escutar música autoral e sem balada, nada de bares, drinks, mesas ou conversas aleatórias no meio dos shows, apenas música. Algo novo, pelo menos por aqui.
“Em Porto Alegre, Canoas e outras cidades, rolam os estúdios de ensaio, aí as pessoas marcam os eventos nos estúdios, sempre de tardezinha, em um lance bem voltado pra música mesmo. Como tudo no Coletivo Banho Maria, a gente não sabe direito como irá ocorrer por aqui. Tudo é um laboratório” destacou Gibran Sirena, integrante do Coletivo Banho Maria.
De acordo com Gibran, a ideia segue uma tendência cada vez mais forte. “Vou ir a um evento em Porto Alegre denominado Autoral Social Clube, um lance que leva para realizar shows artistas dedicados ao fortalecimento da cena autoral. É uma ideia que está acontecendo com mais força. A gente espera ser um local aqui em Santa Cruz pra fomentar essa demanda independente e fazer esses intercâmbios” revela Gibran.
DO IT YOURSELF
O discurso do integrante do Coletivo Banho Maria segue a mesma linha de Felipe Pereira – mais conhecido como Zaka no meio musical santa-cruzenses –, que foi um dos idealizadores por aqui. “Essa parada de ensaio aberto meio que virou uma prática no sul e é um modelo legal para divulgar bandas Independentes e de som autoral. O valor cobrado é simbólico para as bandas que vêm de longe. É um evento nos moldes do Do It Yourself (DIY), faça você mesmo” ressalta Zaka.
O evento acontecerá na próxima sexta-feira, 2 de maio, na sede do Coletivo Banho Maria (Ernesto Alves, 1380). Ingressos antecipados a R$ 5,00, limitados a 50 unidades, podem ser adquiridos na Nativa – Lancheria Vegetariana Delivery (Borges de Medeiros, 705). O evento, que contará com venda de materiais independentes no local, inicia às 19h e os shows começarão pontualmente.
BANDAS
A The Alchemists é uma banda de Volta Redonda, Rio de Janeiro, formada em meados de 2010. Fazem um punk dançante cheio de riffs que nos fazem reviver os anos 80. Seu primeiro lançamento foi um single chamado “Reckless Youth” (lançado em dezembro de 2010), seguido de uma demo com três músicas chamada “1984” (lançada em abril de 2011). Recentemente lançaram o EP virtual “Sunny Days”, que contém sete faixas e se encontra para download no site thealchemists.bandcamp.com.
Outra banda que se fará presente no evento é a Devir, banda santa-cruzense com influência do punk/hardcore que traz nas suas letras causas sociais e emocionais. A banda lançou recentemente o primeiro single (“Escafandro dos Lobos Uivantes”) do seu primeiro disco que será lançado em breve. O single pode ser ouvido no site devir-scs.bandcamp.com.
E quem lançará no evento o primeiro single (“Depois de Feito”) do primeiro disco a ser lançado em breve de nome “Lado B”, será a santa-cruzense Tamarindo. A banda foi criada em 2012 e já teve a oportunidade de fazer shows em grandes festivais como o Grito Rock Mundo e o FestMalta. A Tamarindo produz suas músicas sob influência de bandas do grunge e rock alternativo do início dos anos 90.
THE ALCHEMISTS
DEVIR
TAMARINDO