Início Geral Coleta seletiva – Fórum tem reunião decisiva com prefeita Kelly

Coleta seletiva – Fórum tem reunião decisiva com prefeita Kelly

 Fotos: Alyne Motta

Recolhimento de material reciclável vem sendo realizada por catadores com carrocinhas. Projeto traz horários, roteiros de coleta e uniformes

 
Mara Pante – [email protected]
 
O Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem de Santa Cruz do Sul – FACS terá encontro decisivo com a prefeita Kelly Moraes nesta terça-feira, 10, a partir das 9h. Na pauta está a decisão (ou não) da prefeita em implementar a coleta seletiva solidária no município.
O projeto foi elaborado em parceria entre a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente – Semmas e a Cooperativa de Catadores de Santa Cruz –Coomcat já passou por diversas apresentações nas reuniões gerais do fórum e obteve aprovação da comunidade e diversas entidades – da Associação Comercial e Industrial até as escolas. “Só falta uma decisão política da prefeita Kelly”, pontuou o presidente da Coomcat, Fagner Antonio Jandrey.
 
COMO VAI FUNCIONAR
O projeto prevê a implantação gradativa da coleta seletiva na área urbana da cidade, em processo integrado entre catadores, moradores e Prefeitura. A coleta seletiva solidária já acontece em diversos municípios brasileiros e vem ganhando força nas alternativas de inclusão socioeconômica dos catadores e num modelo mais eficiente do que os anteriores, pois nesta modalidade se estabelecem relações diretas entre a comunidade e coletores, resultando numa maior eficiência do serviço. 
 
BEM FUNDAMENTADO
O projeto esta fundamentado em três grandes eixos: o Plano de Capacitação, o Plano de Roteirização e o de Conscientização. A proposta é incluir no final do processo cerca de cem catadores de rua de forma organizada, com uniformes, horários de coleta e roteiros, além de capacitação em processos produtivos e leis de trânsito através de parcerias com CFC`s e outras entidades como universidades e escolas.
 
MUNICÍPIO JÁ É REFERÊNCIA
As atividades do fórum têm colocado Santa Cruz do Sul como uma das principais referências na articulação e mobilização em torno do tema dos resíduos sólidos. Já foram conquistados para Santa Cruz projetos no valor de quase quatro milhões que vem para fortalecer o processo de coleta seletiva no município, entre eles a instalação de um pólo da Cadeia Solidária Binacional do Pet, Logística Solidária (rede de comercialização regional, aquisição de caminhões e capacitação na área de logística), aquisição de equipamentos e um projeto de educação ambiental aprovado junto ao Fundo nacional do meio ambiente.
Outro tema que o fórum vem trabalhando como próximas ações é a realização de um seminário regional sobre os planos municipais de resíduos sólidos, que deverão estar prontos até agosto deste ano, e devem conter todas as diretrizes para a gestão integrada dos resíduos nos municípios.
“esperamos que a prefeita leve em consideração tudo o que tem sido feito em nosso município, e que os olhos de todo o Brasil estão voltados para sua decisão, estamos esperançosos numa decisão positiva, pois temos muito a fazer nesta área, aqui e em todo o país, e a parceria da administração municipal é fundamental para este novo passo”, finalizou Fagner Jandrey.
(Com informações da assessoria de comunicação MNCR/Comitê Malvina Tavares)
 
 
Hoje catadores fazem o serviço de recolhimento dos recicláveis, mas projeto trará horários e roteiros regulamentados e também uniformes