Início Educação Colégio Mauá inicia ano letivo no dia 21 de fevereiro

Colégio Mauá inicia ano letivo no dia 21 de fevereiro

Fotos: Divulgação/RJ
Neste ano, 2.150 alunos estão matriculados no educandário

O Colégio Mauá inicia o ano letivo no dia 21 de fevereiro para todos os 2.150 alunos matriculados, seguindo todos os cuidados que constam nos protocolos de segurança da Covid-19. A instituição, que comemora 152 anos em 2022, é considerada a maior escola privada de Santa Cruz do Sul e uma das mais importantes do interior do Rio Grande do Sul. Como parte integrante da Rede Sinodal de Educação, o educandário retorna, neste ano, com muitas novidades relacionadas à infraestrutura. “O retorno dos nossos alunos e a chegada dos novos sempre nos traz muita alegria e esperança. Queremos que todos se sintam acolhidos e seguros em nossa instituição educacional”, destaca o diretor geral do Mauá, Nestor Raschen.


Conforme o diretor, como novidades para o ano letivo de 2022 está a instalação de um piso de baixo impacto junto à praça do prédio novo; melhorias em todas as unidades, tanto na Educação Infantil como nos prédios do Turno Integral; recuperação do telhado dos dois quiosques; substituição das janelas tradicionais de madeira do prédio principal; e construção de prédio próprio para o Mauá Idiomas, dentro da escola, com secretaria, recepção, sala de coordenação e quatro salas de aula. A partir de março, o educandário vai contar com a geração de energia própria, com a instalação de placas fotovoltaicas, que contribuirão com a preservação do meio ambiente.


No ano letivo de 2022, os 2.150 alunos do Colégio Mauá estão divididos na Educação Infantil (400), unidades I e II; Ensino Fundamental (1.410); e Ensino Médio (340). No quadro de colaboradores estão 278 pessoas, sendo 143 professores e 135 funcionários. A escola também oferece atividades do Turno Integral, do Mauá Idiomas e do Mauá Bilíngue que, neste ano, vai abranger até o 3º ano das séries iniciais e implementará um currículo muito diferenciado, com um incremento na carga horária e novos componentes curriculares ministrados exclusivamente em língua inglesa. No calendário letivo está previsto o encerramento das aulas no dia 16 de dezembro e as férias de inverno entre os dias 16 e 31 de julho.

Muitas novidades e melhorias para o início das atividades


Seminário – Com o foco bastante voltado ao Currículo Bilíngue, na busca por conceitos mais atualizados de educação bilíngue, o tradicional Seminário de Professores do Colégio Mauá acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro, com a presença da professora Luciana Brentano, especializada na implantação de currículos bilíngues no Brasil e consultora do educandário, que vai abordar a importância desse ensino na formação geral dos alunos por meio da palestra As consequências do bilinguismo e o impacto na escolarização. Além disso, antes do início do ano letivo, haverá reuniões pedagógicas e encontros por área de conhecimento.


Novo Ensino médio – A implantação do Novo Ensino Médio (EM) no Colégio Mauá inicia neste ano letivo, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho, em que os alunos da 1ª série do EM terão uma ampliação de sua carga horária e uma nova arquitetura curricular na etapa final da educação básica. A maior novidade fica a cargo da oferta progressiva para os estudantes de componentes curriculares de livre escolha. Esse processo, no Mauá, será acompanhado pelo componente Projeto de Vida, um espaço privilegiado para cada aluno refletir e desenvolver cada uma de suas múltiplas dimensões: pessoal, cidadã e profissional.


O coordenador pedagógico da área no educandário, Waldy Lau Filho, explica que os alunos que ingressarem no Ensino Médio terão a sua carga horária dividida em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IFs). A primeira vai contemplar as áreas do conhecimento Linguagens, Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. “O objetivo é promover a educação integral, a formação crítico-reflexiva, a criatividade e a emancipação”, detalhou Lau. Já nos IFs acontecerá o aprofundamento dos conhecimentos da FGB, a partir da integração das diferentes áreas do conhecimento e de eixos estruturantes como: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.