A maior escola privada de Santa Cruz do Sul e uma das mais importantes do interior do Rio Grande do Sul celebra 152 anos neste dia 27 de julho. Depois de dois anos, com as restrições da pandemia, o Colégio Mauá, integrante da Rede Sinodal de Educação, já considera o retorno à normalidade, mas, mesmo assim, a instituição ainda segue alguns protocolos que garantem a segurança de todos. O educandário santa-cruzense comemora o seu aniversário em 2022 com muitas novidades, como a volta dos tradicionais eventos presenciais, com destaque para o Torneio de Integração e o Aulão de História. Além da nova casa do Mauá Idiomas, geração de energia própria com a instalação de placas fotovoltaicas, aperfeiçoamento do Currículo Bilíngue e a disciplina Projeto de Vida do Novo Ensino Médio.
O ano letivo de 2022 no Colégio Mauá iniciou em fevereiro com 2.170 alunos matriculados e divididos na Educação Infantil (420), unidades 1 e 2; Ensino Fundamental (1.410); e Ensino Médio (340). O educandário conta com um quadro de colaboradores formado por 307 profissionais, sendo 161 professores e 146 auxiliares de administração. Além de todas as novidades destacadas, a escola oferece atividades do Turno Integral, oficinas extracurriculares ligadas à Cultura e ao Esporte, e muitas outras possibilidades. Neste momento, os estudantes estão em férias de inverno, entre os dias 16 e 31 de julho, e o término das aulas está previsto para o dia 16 de dezembro.
Nova casa – O Mauá Idiomas, que está de nova casa desde março, ao lado do prédio da Educação Infantil da Unidade I, é composto por quatro salas de aula confortáveis e especialmente preparadas para o ensino de línguas. O curso de inglês é voltado para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com quatro aulas semanais, duração de 45 minutos cada, nos turnos da manhã e da tarde, professores altamente capacitados, e mínimo de oito alunos por turma e máximo de 12. Em 2023, ele será aberto à comunidade santa-cruzense.
Currículo Bilíngue – O aperfeiçoamento e a implantação de novos componentes curriculares no projeto Bilíngue do Colégio Mauá é outra novidade em 2022. De forma pioneira no município, o educandário vem oferecendo desde 2019, de forma progressiva, o ensino diferenciado em português e inglês. A proposta foi desenvolvida a partir dos preceitos de uma educação bilíngue de qualidade, embasada em conceitos teóricos atualizados, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as novas leis de diretrizes e bases para as escolas bilíngues.
O Mauá preparou equipe pedagógica e professores junto com a assessoria da especialista no assunto, Luciana Brentano, para atuarem no currículo inovador e qualificado. Atualmente, a modalidade conta 24 professores de inglês nas duas unidades da escola. Além das cinco aulas semanais em e de língua inglesa, os alunos contam com um incremento na carga horária, com novos componentes curriculares, como Pensamento Computacional, Reading Time e Body and Mind, ministrados exclusivamente em inglês, o que totaliza oito períodos semanais.
O projeto bilíngue inicia pela Educação Infantil e, gradativamente, alcançará o novo Ensino Médio. Ao final do 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos envolvidos no currículo bilíngue serão certificados internacionalmente. “Em um futuro próximo, todos os estudantes da escola estarão usufruindo dos benefícios de uma educação bilíngue de qualidade, a qual abrirá portas para um mundo sem fronteiras”, destaca a professora de inglês, coordenadora do Mauá Idiomas e do Currículo Bilíngue, Fernanda Zubaran.
Projeto de Vida – Como uma novidade para o ano letivo de 2022, a implantação do novo Ensino Médio (EM) no Colégio Mauá, conforme a BNC e o Referencial Curricular Gaúcho, permite que os alunos da 1ª série do EM tenham uma ampliação de carga horária e nova arquitetura curricular na etapa final da educação básica. A escola oferece, de forma progressiva, um processo de componentes curriculares de livre escolha, que é acompanhado pela disciplina Projeto de Vida. Ela tem o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão aos estudantes sobre sua trajetória escolar, através do autoconhecimento, com diálogos acerca das emoções, particularidades e potências.
Os adolescentes do novo Ensino Médio do Mauá estão construindo, diariamente, sua trajetória rumo ao futuro. “Nossa vida é permeada por emoções o tempo inteiro e na adolescência multiplicamos esse sentir vezes mil, somado às inúmeras dúvidas e confusões que permeiam o momento. Não trabalhamos com fórmulas mágicas ou receitas prontas, procuramos favorecer espaços onde os próprios alunos encontrem respostas”, ressalta a psicóloga do Colégio Mauá, Gabriela Machado.
Para o aluno do 3º Ano do EM, João Pedro Moreira Fiorioli, a disciplina de Projeto de Vida neste semestre tem sido muito importante. “Ter um bom autoconhecimento é algo necessário, tanto para a tomada de pequenas decisões quanto para as importantes. Por meio das diversas dinâmicas realizadas nas aulas, consegui reconhecer e descobrir diversas habilidades que tenho. A meu sentir, Projeto de Vida é uma das matérias mais importantes, senão a mais importante para todo e qualquer aluno no Ensino Médio”, disse o jovem.
Um pouco da história – A história do Colégio Mauá teve início em 1870, quando um grupo de imigrantes alemães, pais de alunos, com espírito de cooperação, decidiram ajudar o Pastor Bergfried na manutenção da Escola Paroquial. Em 27 de julho, eles criaram a mantenedora Sociedade Escolar (Schulgemeinde) e a Escola Alemã (Deutsche Schule), dando origem ao que viria ser o educandário santa-cruzense. No decorrer do tempo, diversos fatos marcaram esta trajetória, com destaque para a instalação do internato masculino em 1892 e a criação do internato feminino em 1922.
A denominação atual, Colégio Mauá, foi instituída em 1949 e a fundação do Museu do Mauá ocorreu em 1966. Já a inauguração da atual localização, na Rua Cristóvão Colombo, 366, aconteceu em meados de 1981, momento este em que os internatos foram desativados. Em 2019, com ajuda da comunidade, a escola inaugurou um moderno prédio para as séries iniciais do Ensino Fundamental. “Os tempos são outros, mas seguimos com a nossa missão de oferecer um trabalho educacional com foco na formação integral de gerações e na construção do ser humano próspero e justo, que almeja um mundo cada vez melhor pra todos”, salienta o diretor do educandário, Nestor Raschen.