Início Geral Colaborador da Unisc ganha prêmio mundial de informática

Colaborador da Unisc ganha prêmio mundial de informática

Tomás Augusto Müller, 25 anos, colaborador do setor de Informática da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ganhou um prêmio mundial da Neo Technology, empresa americana desenvolvedora de um banco de dados não relacional open source (fonte aberta). Ele desenvolveu o NeoQuotes, sistema que realiza a leitura das cotações da bolsa de valores e pode ser utilizado via comandos de voz ou por interface gráfica, acessando a aplicação pela internet no endereço http://neoquotes.herokuapp.com.

Felipe Nopes

Tomás Augusto Müller: “ampla combinação de tecnologias diferentes” ajudou a vencer

A criação de Müller venceu na categoria Java, linguagem de programação conhecida como uma das mais populares do mundo. “Um dos fatores determinantes para a escolha da minha aplicação foi a ampla combinação de tecnologias diferentes que fiz, e não apenas uma como os demais concorrentes fizeram. Inclusive, implementei a funcionalidade de consultar o símbolo da ação por voz através do Skype, por exemplo. Ninguém fez algo parecido”, conta.
O concurso foi realizado de forma online. Os participantes se inscreveram pela internet e tiveram pouco mais de um mês para a implementação da aplicação e elaboração da documentação. Müller foi o único brasileiro a participar e concorreu com pessoas de diversos países, como Suécia, Índia, Itália, França, entre outros. “Para mim é uma prova de que o mundo é um só e todos nós temos as mesmas oportunidades. Basta ter interesse, vontade e determinação”, afirma Müller, formado em Ciência da Computação pela Unisc.
O resultado foi divulgado por e-mail aos participantes e também no site do concurso. “Costumo participar de desafios porque me conferem uma motivação especial, além de ser uma excelente oportunidade para fazer novos contatos com pessoas de diferentes lugares do mundo e com outros profissionais do Brasil”, salienta. Müller revela que vai produzir um artigo para a revista MundoJ, especializada em desenvolvimento de software, e ainda há a possibilidade de ministrar uma palestra na QCON – International Software Development Conference 2012, que ocorrerá em agosto, em São Paulo, caso haja disponibilidade na programação do evento.

Como foi o concurso
O objetivo era desenvolver uma aplicação de tema livre, onde as únicas restrições eram:
– o sistema desenvolvido precisava utilizar o Neo4j – banco de dados orientado a grafos e desenvolvido pela Neo Technology;
– a aplicação teria que funcionar e ser disponibilizada na plataforma de Computação nas Nuvens, da empresa Heroku;
– todo o trabalho realizado tinha que ser hospedado em um repositório Git (público), através do site Github.com

Saiba mais

A Neo Technology é uma empresa com sede em San Francisco e Malmo, na Suécia, mas já tem entre seus clientes gigantes como Cisco e Adobe. O foco do produto são dados altamente interligados e com semântica por meio de relacionamentos, viabilizando a execução de consultas realmente complexas e de alto desempenho.