Início Economia COI do Ana Nery inicia programação natalina

COI do Ana Nery inicia programação natalina

A noite de quinta-feira, dia 1º, foi marcada por muita emoção para o Centro de Oncologia Integrado (COI) do Ana Nery. A instituição lançou oficialmente a programação natalina para os pacientes em tratamento oncológico e relançou o livro “Lições de Vida”, da jornalista Luciane Rodrigues, falecida em 2007, vítima de câncer.
Durante todo o mês de dezembro, diversas atividades serão proporcionadas aos pacientes do COI com o objetivo de trazer o espírito natalino à rotina do local. Além disto, todos terão a oportunidade de deixar recados na árvore de Natal montada pelos colaboradores. Estas mensagens serão entregues aos pacientes em uma celebração ecumênica que marcará o encerramento da programação, no dia 23/12.
“Estamos comemorando com festa, queremos celebrar a vida com todos que passam por aqui!”, declarou a administradora do COI, Roberta Rauber. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as empresas, entidades e pessoas que estão envolvidas na ação. “Graças a soma de esforços, poderemos oferecer várias ações diferentes, como apresentações de coral, maquiagem, manicure e atividades de relaxamento, por exemplo”, ressaltou.
Representando a Câmara de Vereadores do município, o vereador André Scheibler falou sobre a importância de se ter um centro de oncologia em Santa Cruz do Sul. “Nos sentimos honrados e felizes em termos na cidade um Hospital que ameniza a dor e proporciona a cura para tantas pessoas. Parabéns e muito obrigado aos médicos, enfermeiros e colaboradores do COI, por fortalecer a esperança e trazer carinho às pessoas”, disse.
Lançado em 2007, o livro “Lições de Vida” conta a história de mulheres que na época lutavam contra o câncer. A jornalista responsável pela obra, Luciane Rodrigues, descobriu que tinha a doença em 1997. Durante dez anos lutou com garra e viu no livro a oportunidade de mostrar que é possível fazer coisas úteis e ter prazer em viver.
A renda adquirida com a venda foi toda revertida à construção do Centro de Radioterapia. Luciane queria tentar amenizar a dor e o desconforto das viagens para as pacientes que faziam tratamento em outra cidade. 
Representando a família da jornalista, o ex-marido, amigo e grande incentivador, Carlos Alberto Sehn, contou que a luta pela cura é constante e ter pessoas ao lado é imprescindível para o paciente. Além disso, recordou a trajetória de tantos anos de luta e afirmou que a publicação da obra foi uma das grandes vitórias de Luciane.
Uma das personagens do livro, Maria Elena Konzen, se emocionou ao lembrar das conversas com a escritora. “É uma vitória estar aqui hoje e tive muito prazer em dar meu depoimento. Enquanto muitos não querem se mostrar, fiz questão de mostrar que sim, é difícil, mas não é impossível. Existe vida depois do câncer e se eu venci, todos podem vencer”, falou com lágrimas nos olhos.
Para encerrar o evento, o Coral Elas: Violão Encanto, de Sinimbu, cantou e encantou a todos. O livro “Lições de Vida” está à venda no Hospital e toda a renda será revertida ao Centro do Oncologia do Ana Nery.

Divulgação

Programação traz o espírito natalino para pacientes oncológicos

Divulgação

Coral Elas: Violão Encanto teve participação especial