Início Geral CME promove ação no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

CME promove ação no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A mobilização da Comissão Municipal de Emprego (CME) de Santa Cruz do Sul para inclusão das pessoas com deficiência (PcDs) no mercado de trabalho terá uma ação especial na próxima segunda-feira, 3 de dezembro. A data é comemorativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1998.  O tema deste ano é “Removendo barreiras para criar uma sociedade inclusiva e acessível para todos”.
Neste dia, as entidades, organizações e entes públicos que integram a CME, juntamente com a imprensa regional, vão conhecer a nova organização funcional do FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul e o sistema de cadastro de pessoas com deficiência  disponibilizado pela agência. O objetivo é divulgar a existência deste banco de dados e incentivar os PcDs do município a se cadastrarem ou atualizar suas informações no sistema, possibilitando assim o acesso das empresas a esse público para suprirem suas demandas de vagas estabelecidas por Lei. O evento inicia às 14h, nas dependências do Sine local.
Dificuldades de acesso ao ensino formal, falta de capacitação profissional e de informações sobre o público que compõe este universo no município são obstáculos que tornam a inclusão dos PcDs no mercado de trabalho uma tarefa cada vez mais difícil para as empresas santa-cruzenses. O assunto tem dominado a pauta de discussões nas últimas reuniões da Comissão Municipal de Emprego. É consenso no grupo a necessidade urgente de um plano de ação para encontrar uma solução para o problema.
A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, que é membro integrante da CME, formou um grupo de trabalho com a participação de empresas locais para avaliar o tema e colaborar com sugestões.  “A ideia de fazer o evento partiu deste grupo”, esclareceu Betina Kipper, da Diretoria Jurídica da ACI e representante da entidade na Comissão. Segundo ela, esse é o primeiro passo, conforme os resultados obtidos o grupo irá propor novas ações. “Inclusive está em estudo a elaboração de um projeto, em 2013, prevendo uma abordagem em diversas frentes, com o envolvimento dos entes públicos e privados que integram a CME, visando a construção de uma política para enfrentar de forma mais efetiva o problema”, revela a diretora.

Programação
Além da apresentação do sistema de cadastro de PcDs do Sine, o evento  também buscará mostrar o ganho em desenvolvimento pessoal que a pessoa com deficiência obtém ao se inserir no mercado de trabalho. PcDs que já atuam em empresas locais darão depoimentos sobre suas experiências nesta área.
Para o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Jonas Mello, esse engajamento dos diversos segmentos da comunidade em torno deste tema é fundamental. “O envolvimento de todos os agentes públicos e atores sociais é de extrema importância para a consolidação deste plano de mobilização pela inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, enfatiza.