EVERSON BOECK
[email protected]
Uma grande festa está sendo preparada para o próximo sábado, 14 de abril. A data será marcada pelo aniversário do clube mais antigo da cidade e o segundo no Estado. É o jantar-baile em comemoração aos 146 anos do Clube União de Santa Cruz do Sul. O evento será animado pela Música de Neco & Banda. O valor do convite para casal que for sócio é R$ 70 e para casal não-sócio é R$ 95. Será um jantar com Buffet de sobremesas, sorteio de brindes e drinks com Dragões de Elitte. Mais informações na secretaria do Clube através do telefone (51) 3715-8844.
COMO TUDO COMEÇOU
Na noite do dia 10 de abril de 1866 reuniram-se na residência de Carlos Trein Senior, Francisco D’Abreu Valle Machado, Wilhelm Koch, Gustav Winterfeld, Henrich Goebel, Dr. Hermann von Lhering e Emil Textor, tendo sido também convidados e não puderam comparecer, Julius Eichenberg e Henrich Filter. Estes, sob a luz de uma lamparina resolveram fundar uma sociedade recreativa só para homens, chamada de Club Alemão. A primeira festividade dessa nova sociedade foi realizada no dia 26 de abril de 1866 quando Julius Lange obsequiou os associados com um churrasco e outras iguarias preparadas pela Senhora Trein.
1ª SEDE – A reunião de fundação aconteceu em abril de 1866 na Rua da República, antiga residência da família Bartholomay, hoje Rua Marechal Floriano. Na época a entidade lutava com dificuldades de crescimento quando a 19 de julho de 1868, resolveu-se fazer fusão com a Santa Cruzer Schuetzengilde (Sociedade de Atiradores) com o que recebeu um acréscimo de 15 novos sócios.
Isso foi possível porque o Club Alemão tinha cancha de bolão fechada, na sede da Vila e, os Atiradores, uma cancha aberta retirada do centro. Na área cultural as primeiras exibições teatrais foram realizadas no salão da casa de Carlos Trein Senior, no terreno ocupado hoje pelo edifício Dona Paula (Rua Mal. Floriano, 425, centro), onde nem sequer, havia um palco com elevação, sendo os cenários pintados por Carlos Trein Filho.
2ª SEDE – A segunda sede foi na Rua Marechal Floriano, esquina com a Rua 28 de Setembro, antigo Waechter, em 1882. Em 16 de abril de 1870 foi decidido mudar a denominação de Club Alemão para Club União, sendo eleita a primeira Diretoria que tinha como Presidente o engenheiro Frederico Guilherme Bartholomay e, como Secretário, Carlos Trein Filho. Esta síntese é baseada nos discursos proferidos em 10 de abril de 1891 por Arthur Hermsdorf e em 10 de abril de 1916 pelo Cel. Gaspar Bartholomay. Em 1881 o Sr. Henrique Schuetz construiu o edifício (Rua Mal. Floriano, 523, centro) que em parte foi alugado ao Clube União tendo ali permanecido até 1919. Em seguida, o Clube União alugou o antigo Cinema Coliseu (Rua Júlio de Castilhos, 557) e passou a angariar fundos para a construção de sua sede própria.
3ª SEDE – Na Rua Júlio de Castilhos, no Antigo Cine Apollo, em 1919, foi consolidada a terceira sede da entidade. Esta aspiração foi concretizada em 7 de setembro de 1932 quando o Coronel Gaspar Bartholomay lançou a pedra fundamental da atual sede (Rua Mal. Floriano, 445), tendo como Presidente da Sociedade Jorge Hoelzel e, em 1933, passou o Clube União a ocupar a sua nova sede que ainda estava em construção.
4ª SEDE – Início da construção da Sede definitiva aconteceu em 07 de setembro de 1932. Foi relevante a atuação do Clube União no auxílio para o desenvolvimento e o progresso do novo município de São João de Santa Cruz.
Arquivo Clube União
O Clube União está situado no “coração” de Santa Cruz do Sul, na Rua Marechal Floriano, 445
ESTRUTURA
O Clube União, um dos mais conceituados no município, tem muito para oferecer aos seus associados, tanto na área esportiva quanto na social. Confira abaixo, as diversas opções que este clube tem a lhe oferecer:
A tradicional Sede Social do Clube União tem para oferecer para seus associados os seguintes salões e prática de esporte: Salão dos Espelhos, Boate, Sala de Snooker com 3 mesas, Sala Dom Pedro I e Tijolinho.
Já a Sede Campestre permite que o associado possa realizar suas festas e seus esportes, em meio à natureza. Encontra-se na sede campestre as seguintes opções de salões e esportes: Salão Rosa, Salão Azul, Espaço Democrático, Espaço Padel, 3 campos de Futebol Society, 5 quadras de padel (3 cobertas), 2 quadras de tênis, Área verde com churrasqueiras ao ar livre, Área da piscinas (adulto e infantil) e Playground para crianças.
Arquivo Clube União
Sede Campestre permite que o associado possa realizar suas festas e seus esportes, em meio à natureza
PALAVRA DO PRESIDENTE
Paulo Roberto Marcolla Araujo, na presidência pela segunda vez, é sócio há 11 anos do clube. Reeleito para o terceiro mandato na presidência do União, Araujo fala do orgulho que sente por estar a frente da entidade. “Estar no comando do segundo clube mais antigo do Estado, que possui mais de 1.300 associados pagantes, com uma estrutura e organização como as nossas, é motivo de muita satisfação. Isso mostra a seriedade do clube, a tradição e todo o trabalho que vem sendo feito há muitos anos”, salienta.
Em relação a futuros projetos, Araujo destaca a conclusão da obra do ginásio de esportes e mais quadras de padel cobertas. “Estes e outros projetos previstos (como a reforma da piscina que estava com vazamento) estão dentro do nosso plano diretor, o qual está sendo seguido dentro do cronograma estabelecido”, frisa.
EVERSON BOECK
Paulo Roberto Marcolla Araujo é o atual presidente da entidade