Início Geral Clima de reencontro espera os visitantes na Expoagro Afubra

Clima de reencontro espera os visitantes na Expoagro Afubra

Presidente da Afubra, Benício Werner (à direita), e coordenador da feira, Marco Dornelles, na conversa com os jornalistas (José Carlos Ferreira)

José Carlos Ferreira – [email protected]

Adiada pelas complicações da pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos, a Expoagro Afubra, maior feira nacional voltada à agricultura familiar, está de volta neste mês. A 20ª edição do evento da Associação dos Fumicultores do Brasil será entre os dias 23 e 26, quarta-feira a sábado, no Parque de Exposições da entidade, em Rincão del Rey, Rio Pardo, onde ontem ocorreu o seu lançamento oficial. A cerimônia para 120 convidados contou com o detalhamento da programação e palestra do vice-presidente da Federação da Agricultura do do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes, sobre os desafios de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico do produtor rural no pós-pandemia.

Esses dois aspectos – sustentabilidade e desenvolvimento –, inclusive, se somam à inovação tecnológica no foco da Afubra ao promover a Expoagro, a fim de oferecer mais informação para o melhoramento das atividades das famílias agricultoras. Ao longo desses dois últimos anos, hábitos consumidores foram modificados e processos de produção e comercialização tiveram de ser revisados, para que se adaptassem aos efeitos da pandemia sobre a sociedade de modo geral.

O sentimento geral no evento de lançamento era de que a volta da Expoagro será uma oportunidade de celebração da integração. “A nossa expectativa é reencontrar os produtores, os expositores. O parque estará bem preparado. É o momento de retomarmos as atividades“, enfatizou o coordenador da feira, Marco Antônio Dornelles.
“Vamos matar a saudade”, emendou o deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS). “Chegou a hora de nos reencontrarmos. Há tempos se pedia quatro dias de feira, pois agora teremos isso. Teremos um sábado ao menos para comprar uma linguiça, uma cuca, um produto da agricultura familiar. Nesses dois anos (de pandemia), os produtores e as entidades não pararam de trabalhar e aqui na Expoagro eles mostrarão isso”, completou.
O prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum, ressaltou o aspecto amplificador de uma evento desse tipo na rotina de quem a visita. “Toda pessoa que entrar aqui no parque sairá diferente, com uma informação a mais, um conhecimento a mais, para compartilhar com seus pares, suas famílias, e conquistar crescimento nas suas atividades e na vida”, definiu.

O conteúdo da 20ª Expoagro contempla exposições, cursos, palestras, seminários e dinâmicas de lavouras, animais e máquinas, programação de iniciativa da Afubra e suas parceiras. As atividades serão diárias, das 8 às 18 horas. O evento tem patrocínio de Husqvarna, Sicredi, Syngenta, Banrisul, Massey Ferguson, Yara, Cresol, Jacto, Mor, Siccob, BAT, China Brasil Tabacos e Alliance One, com apoio de Fetag-RS, Emater/RS, Irga, governo do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Rio Pardo.

Programação

23 de março, quarta-feira

9h – Solenidade de abertura. Local: Espaço da Inovação do Agro.

11h – Inauguração da ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar

24 de março, quinta-feira

8h – Dia do Arroz. Realização: Irga (Instituto Rio-Grandense do Arroz). Local: Setor do Arroz.

8h – Desafios do agro – Primeira etapa do Hackaton do Agro. Local: Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

8h30 – 13º Seminário Regional de Turismo Rural. Tema: Valorização e Empreendedorismo do Turismo no Meio Rural – do campo à cidade. Realização: Aturvarp, Emater/RS-Ascar e Afubra. Local: Auditório Central do Parque da Expoagro Afubra.

25 de março, sexta-feira

11h – Premiação do concurso de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar – Afubra/Nimeq. Categoria: Empresa/Inventor/Pesquisa e Desenvolvimento. Realização: Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel), Afubra e Unisc. Local: Palco do Espaço da Inovação do Agro.

19h – Palestra técnica com Alexandre Süne. Tema: Criação de cavalos crioulos e quais as perspectivas para futuro da raça. Realização: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Pardo, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul e Santa Cruz do Sul. Local: Auditório Central do Parque da Expoagro Afubra.

26 de março, sábado

9h30 às 17h – 1ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos. Jurado: Ricardo Borges. Técnico: Daniel Rossato.

17h – Entrega da premiação. Realização: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Pardo, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul e Santa Cruz do Sul. Local: Pavilhão dos Animais. *Esta programação poderá ser alterada, por qualquer eventualidade.