O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) adiou os serviços de campo, realizados nos municípios, para o levantamento das informações de atualização dos Planos Municipais de Saneamento Básico e criação do Diagnóstico Ambiental dos municípios.
A medida foi adotada por conta da catástrofe ambiental que atingiu toda a região no início do mês de maio, causando inundações e destruição em vários municípios do Vale do Rio Pardo. Conforme a presidente do Cisvale, Sandra Backes, o esforço neste momento inicial concentra-se na retomada de serviços básicos como o próprio fornecimento de água e energia elétrica e o atendimento às famílias desabrigadas.
A intenção é que, assim que possível, o serviço executado pela equipe da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) possa ser retomado, para que o cronograma final – com a conclusão dos estudos e indicativos das ações aos municípios – não seja prejudicado. A meta projetada é que todo o trabalho seja apresentado entre os meses de março e abril de 2025.