Luana Ciecelski
[email protected]
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou em entrevista coletiva na manhã dessa segunda-feira, 2 de março, novas mudanças em cinco das atuais secretarias. É a sexta vez que o atual governo faz alterações, e nesse momento, elas abrangem as Secretarias de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação; Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esportes; Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Fazenda e a Secretaria de Agricultura. Além disso, o cargo de Diretor Agropastoril e Rural também tem um novo nome.
A partir dessa semana, de acordo com o Prefeito Telmo Kirst, a vice-prefeita Helena Hermany (PP), que atuava também como Secretária de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, passará a cumprir apenas suas atribuições na vice-prefeitura. “Eu senti a necessidade de uma ajuda mais próxima para resolver assuntos importantes”, explicou ele. “Ela vai trabalhar resolvendo problemas pontuais do governo”, afirmou.
Com Helena saindo da Secretaria de Inclusão, assume seu lugar o filho, Henrique Hermany (PP), que até o momento era responsável pela secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esportes. De acordo com o prefeito, Henrique conhece bem a área, sabe trabalhar bem e será devidamente orientado por Helena para atuar na pasta. Quem assume a Secretaria de Segurança no lugar de Henrique, é Délcio Mayer (PSDB).
Outras alterações acontecerão na secretaria de Meio Ambiente. O atual secretário, Marcelo Diniz (PP), que atuava como interino desde a saída de João Miguel Wenzel em agosto de 2014, deixa a secretaria para a entrada do então vereador Edmar Hermany como secretário. Ambos vão trocar de cargo, uma vez que Marcelo vai assumir um cargo na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Para Telmo a entrada de Hermany é boa para o município, pois o mesmo possui “experiência e disposição para trabalhar”, afirmou o prefeito.
Mas as mudanças não param por ai. Na secretaria de Agricultura, o atual secretário, Zeno Assmann (PMDB), deixa o cargo para assumir a Secretaria de Fazenda, que até o momento era comandada interinamente por Álvaro Conrad. No lugar de Zeno, assumirá Licério Agnes (PP), que já foi secretário de Obras no governo de Telmo e que havia pedido afastamento até março de 2015. Álvaro por sua vez voltará para suas atividades normais dentro da secretaria, na Divisão de Análise e Desenvolvimento. Álvaro é funcionário de carreira do município.
Por fim, outra alteração acontecerá na direção de Desenvolvimento Agropastoril e Rural. Osmar Severo (PC do B) é quem assume a partir de agora a responsabilidade.
Trabalhar mais
Para o prefeito Telmo Kirst essas foram alterações necessárias para que o desempenho do governo seja cada vez melhor e elas foram feitas com base na experiência que o prefeito já teve. “A cada dia precisamos trabalhar mais, queremos resgatar e cumprir todos os nossos compromissos de campanha. Precisamos injetar sangue novo”, explicou.
Telmo também afirmou que não está preocupado com o aumento nos gastos que a retirada da vice-prefeita de uma secretaria podem trazer. Segundo ele, essas alterações visam o melhor atendimento das demandas da comunidade.
A vice-prefeita, Helena Hermany, concorda. Segundo ela, a ideia inicial era reduzir os gastos com a entrada dela na Secretaria de Inclusão. “Além disso, eu sou apaixonada por essa área social e sempre gostei de trabalhar naquela secretaria”, comentou. “No entanto, o Prefeito conversou comigo explicou que precisava de mim para trabalhar em atributos específicos e nós concordamos que com essas 922 casas do programa Minha Casa Minha Vida, que estão quase prontas, a secretaria precisava de alguém que pudesse se dedicar inteiramente a ela”, explicou.
A partir de agora, segundo Helena, uma de suas principais funções será reduzir a falta de vagas nas creches. “Essa é a primeira missão que o Prefeito me passou e vou concentrar meus esforços nisso, porque é uma preocupação das mães e um dos compromissos de campanha”, contou. Ela afirmou ainda que a meta é terminar com a falta de vagas.
Mudanças atuais
– Secretaria de Inclusão Desenvolvimento Social e Habitação: sai Helena Hermany e assume Henrique Hermany;
– Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esportes: Sai Henrique Hermany e assume Délcio Mayer;
– Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, sai Marcelo Diniz e entra Edmar Hermany. Marcelo assume a vereança;
– Secretaria de Agricultura: sai Zeno Assmann e assume Licério Agnes;
– Secretaria de Fazenda – sai Álvaro Conrad e assume Zeno Assmann. Álvaro Conrad volta para suas funções originais na Secretaria da Fazenda.
Arquivo/RJ
Hermany sai da Câmara de Vereadores para assumir a Secretaria de Meio Ambiente
Licério Agnes que já foi Secretário de Obras volta como Secretário de Agricultura
Outras mudanças do governo
19/03/2014 – Secretaria de Meio Ambiente e Educação sofre alterações. João Wenzel (PSDB) que coordenava a Secretaria de Educação passou a ser secretário de Meio Ambiente; Nazario Bohnen (DEM) assumiu a Educação e Raul Fritsch (PP) que estava na Secretaria de Meio Ambiente entrou no lugar de Nazário na Câmara de Vereadores.
23/04/2014 – Secretaria de Obras tem novo secretário. Licério Agnes (antes PPS, agora PP) pede afastamento até março de 2015 para dar andamento a projetos pessoais. E seu lugar assumiu André Scheibler (SDD) que até então era vereador.
25/08/2014 – Mudanças na Secretaria de Fazenda. Paulo Fröhlich (DEM), então secretário, pede afastamento por motivos de saúde. Em seu lugar, entrou Álvaro Conrad, funcionário de carreira da prefeitura há 37 anos.
27/08/2014 – João Wenzel (PSDB) pede demissão e entrega a Secretaria de Meio Ambiente que é passada interinamente para Marcelo Diniz (PP) no dia 28 de agosto. Marcelo atuava até aquele momento como subprefeito de Rio Pardinho.
26/12/2014 – Telmo anunciou o desmembramento do departamento de comunicação da Secretaria de Administração e consequente criação de uma Secretaria de Comunicação Social. Assumiu a pasta o jornalista e ex-vereador Paulo Beneduzi (SDD).