Joice Bastos
[email protected]
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2013, teve seus resultados divulgados no fim de 2014, trazendo alegria para os estudantes de Santa Cruz do Sul. Cinco escolas da cidade obtiveram bons desempenhos: Educar-se, Mauá, Colégio Marista São Luís, Escola Goiás e Dom Alberto. A escola Educar-se obteve bom resultado na redação, o que, segundo a coordenadora pedagógica Maria Rita Vidal Peroni, mostra que os alunos da escola tem um bom conhecimento geral. “Os nossos alunos foram bem na redação, o que mostra que estão sempre atualizados, com um bom conhecimento sobre vários temas, o que abre uma gama de oportunidades”, explica a coordenadora.
Para Anderson Roberto dos Santos, vice-diretor e coordenador pedagógico do Colégio Marista São Luís, o importante é avaliar o conteúdo trabalhado no Enem, buscando o aprimoramento do conteúdo na escola, trabalhando as competências abordadas na prova, e mostrando também a importância de uma boa realização do exame.
A Escola Estado de Goiás, obteve o 1° lugar entre as escolas públicas da cidade. A diretora da escola, Larissa Senna da Silva, falou sobre a colocação do educandário: “Ficamos muito felizes com o resultado, orgulhosos pelo esforço dos professores, trabalho este que se inicia na base, da educação infantil, e se estende até o 3º ano do Ensino Médio. O empenho dos alunos é outro ponto importante, pois eles que realizam o exame e precisam estar preparados para isso. O resultado é fruto do trabalho dos professores e alunos”.
De acordo com o vice-diretor do Colégio Mauá, Martin Goldmeyer, “o desempenho de nossa escola foi excelente, na nossa concepção. Ele demonstra o empenho e afinco de nossos professores que têm se preparado muito em formações continuadas e também demonstra a dedicação e esforço de nossos alunos. Para nós, este desempenho é ainda mais satisfatório quando verificamos que temos uma quantidade bem significativa de alunos (em torno de 100 anualmente). Uma quantidade grande de alunos normalmente dificulta no desempenho final.”
Resultados
O Colégio Mauá participou do Enem com 82 estudantes, sendo que a média dos 30 melhores alunos ficou em aproximadamente 645,33. Já o Colégio São Luís obteve participação de 55 alunos, com a média dos 30 melhores alunos próxima de 613,62. A Educar-se teve 30 alunos participantes, a média da escola ficou em aproximadamente 553,57. O Dom Alberto contou com a participação de 26 alunos, e a escola Goiás teve a presença de 79 alunos no exame, com a média dos 30 melhores em 571,73.