Início Especiais Cidadania e lazer com o AABB Comunidade

Cidadania e lazer com o AABB Comunidade

Ana Souza – [email protected]

Em novembro de 1986 foi concebido pela Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (FENABB) e pelo Banco do Brasil o Projeto Integração AABB Comunidade, uma ação de responsabilidade social. Em agosto de 1987 foi autorizada a implantação do Programa em 16 AABBs, em caráter experimental, de forma gradativa, sendo as quatro primeiras inauguradas em Quixadá/CE, Erechim/RS, Quixeramobim/CE e Cristalina/GO. Em 1996 a Fundação do Banco do Brasil se aliou à FENABB para expansão do programa.
Atualmente a iniciativa abrange cerca de 400 municípios, 26 estados e Distrito Federal. O Programa AABB Comunidade foi implantado em Santa Cruz do Sul no ano de 1998 e consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação efetiva-se por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e acesso à cidadania.
As atividades também estimulam a prática de esporte e arte, coordenadas por um monitor e supervisionadas por um representante da AABB. A faixa etária, pelo regulamento do Programa, é a de 6 a 17 anos, porém, a predominância das crianças atendidas situa-se entre os 7 e 12 anos, estudantes da rede pública de ensino e pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. 
Os participantes são levados para a AABB três vezes por semana durante o período letivo, no turno inverso ao que estudam. O Programa – que atende cerca de 300 crianças em Santa Cruz – visa contribuir para a permanência dessas crianças nas escolas, integrando os três pilares básicos da formação da consciência cidadã: a família, a escola e a comunidade.

PARCERIAS

A AABB participa, cedendo o ginásio esportivo, uma dependência fechada e toda a estrutura esportiva, com exceção do campo de futebol dotado de iluminação. O Programa AABB Comunidade recebe um grande apoio advindo da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Cultura; de Desenvolvimento Social e de Turismo, Esportes e Lazer. Através deste apoio são fornecidos lanches às crianças, além do seu transporte e exames médicos, odontológicos e laboratoriais.
Mais apoios são provenientes da Federação Nacional de AABBs (FENABB), que libera recursos para construção das melhorias para a condução do Programa, além de arcarem com alguns outros custos. A Fundação Banco do Brasil participa com o fornecimento do material esportivo, didático e de higiene, além de bonés, uniformes, tênis e mochilas. Maior ênfase ao projeto foi dada pelo Banco do Brasil, que incentiva as AABBs a aderirem à iniciativa que tem um grande alcance social.
O primeiro contrato de parceria entre os apoiadores foi assinado em 30 de abril de 1998. Também fez parte, na época, o Serviço Social da Indústria (Sesi) que participou com monitores e a coordenação dos trabalhos. No início o Programa atendia 170 crianças do Instituto da Fraternidade Apostólica da Palavra (Vale do Nazaré), 30 crianças do Pelotão Mirim no 8º BIMtz e 60 crianças no Ginásio do Sesi do Arroio Grande. Estando no 14º ano consecutivo, as atividades do Programa AABB Comunidade prosseguem, atualmente, atendendo 300 crianças em Santa Cruz do Sul. No país já são 52 mil.

Divulgação/RJ

Cerca de 300 crianças são atendidas pelo Programa AABB Comunidade

“Parabéns AABB Santa Cruz do Sul pelos 50 anos de história! Nesta data especial, devemos recordar todos os momentos importantes vivenciados por esta grande entidade, e principalmente pensar no futuro! É por isso que a AABB e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul são grandes parceiras no desenvolvimento do projeto AABB Comunidade que atende mais de trezentos estudantes, de seis escolas municipais, com atividades educativas, culturais e esportivas, no turno inverso ao da escola. Esta oportunidade de cidadania e lazer, é fundamental na formação de todas as nossas crianças que encontram a oportunidade de acreditar em um futuro melhor, respeitando o próximo e construindo a sua própria história. Deixo aqui registrado o meu reconhecimento a todos que fazem parte deste projeto: estudantes, educadores, coordenadores, funcionários, e também para todos os associados e a diretoria da AABB. Parabéns! Um forte abraço!”

Arquivo/RJ

Kelly Moraes
Prefeita de Santa Cruz do Sul

___________________________

Um Coral que canta e encanta

A Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) além de estar inserida na área da responsabilidade social, também está voltada ao incentivo musical. Em maio de 2002 iniciaram as atividades do Coral da AABB, que em seu surgimento realizou apresentações na cidade de Rio Pardo e no Shopping Marco do Imigrante da nossa cidade, tendo como regente a maestrina Nedi Fontoura, que ficou à frente do mesmo por três anos. A estreia oficial aconteceria na sede da Associação no dia 26 de julho de 2002, fazendo uma bela apresentação na 3ª edição da Noite Italiana.
Um ano após, foi realizado no Teatro Mauá o 1º Encontro Estadual de Coros das AABBs do Rio Grande do Sul, com a participação do Coral da AABB local. Também participaram as AABBs de Taquari, Santa Maria, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo, Porto Alegre e Encantado.
Sob coordenação de Maria Duzília Gaier e regência da maestrina Nedi Fontoura, o Coral participou em 2004 – com 20 vozes – do 2º Encontro de Coros de AABBs, em Porto Alegre e que contou com a participação de 11 corais. No mesmo ano fez três apresentações especiais: na Igreja Luterana de Santa Cruz, na Catedral e na cidade de Torres, junto com o Coral da AABB de Porto Alegre.
No dia 5 de julho de 2005 marcou presença no 3º Encontro Estadual de AABBs, em São Leopoldo/RS, juntamente com o coral da cidade anfitriã e os de Santo Antônio da Patrulha, Torres, Encantado, Não-Me-Toque, Santa Maria e Porto Alegre. Em 14 de dezembro participou do 5º Encontro Natalino de Coros em Venâncio Aires.

MARCANDO PRESENÇA

No ano de 2006, já tendo como maestrina Iovana Scaravelli, que ficou à frente do Coral da AABB até 2010, mais apresentações: na Câmara Municipal de Vereadores; no Festival Regional de Corais, promovido pela Sociedade Aliança de Santa Cruz e 4º Festival Estadual de Coros de AABBs, na cidade de Santa Maria/RS.
No decorrer dos anos 2007 e 2008 o Coral da AABB fez apresentações na Catedral Metropolitana de Porto Alegre; Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz; 5º e 6º Encontro de Coros de AABBs, realizados nas cidades de Encantado e Não-Me-Toque.
Em 2009 e 2010, sob a coordenação da Cristina Willrich, continuou suas atividades a todo vapor, tendo feito apresentações em inúmeros locais da nossa cidade, além de apresentar-se também em Bento Gonçalves, Gravataí, Taquari e São Luiz Gonzaga.
Com mais de 300 coralistas, ocorreu no dia 9 de julho de 2011, na cidade de Santo Ângelo, o 9º Encontro Estadual de Coros das AABBs do Rio Grande do Sul, com a participação das cidades de Santo Ângelo, Encantado, Giruá, Marcelino Ramos, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Taquari e Santa Cruz do Sul. O coral da AABB já estava, nessa ocasião, sob a regência do maestro Celso Sehnem.
Para registros da história, vale destacar que na festa dos bilheteiros da Oktoberfest, realizada no dia 20 de outubro de 2011, na Sede Social da AABB – da qual participaram as soberanas da Oktober, além de várias autoridades locais – o Coral deu um show brilhante, interpretando três canções. Ao interpretar a famosa canção alemã So schön war die zeit, a emoção tomou conta de todas as pessoas presentes, que aplaudiram, ‘em pé’ o Coral, sob regência de Celso Sehnem.

Divulgação/RJ

Coral da AABB já realizou diversas apresentações em várias cidades do Rio Grande do Sul