Início Sem categoria Cicloturismo será tema da exposição de agosto

Cicloturismo será tema da exposição de agosto

A Casa de Artes Regina Simonis já está preparando sua exposição do mês de agosto, e ela será toda especial, porque apresentará à comunidade a primeira mostra fotográfica sobre cicloturismo de Santa Cruz do Sul. Denominada “Viagens de bicicleta: narrativas cicloturísticas” ela reúne cerca de 150 fotografias que sete cicloturistas fizeram durante suas viagens de bicicleta pelas américas do Norte, Central e do Sul. Promovida pela Associação Gaúcha de Cicloturismo (AGC) ela será inaugurada no dia 9 de agosto.
Entre as fotografias que poderão ser conferidas na mostra, estão as de Miguel Lawish, cicloturista que, na década de 90, viajou de Santa Cruz do Sul até a Califórnia, nos Estados Unidos, e participa com certa de 40 fotografias que registram essa trajetória. “A bicicleta permite conhecer mais culturas de uma forma simples; o mundo se torna pequeno em cada pedalada e a vida ganha sentido quando conquistamos amigos pela estrada”, salienta Lawish. 
Outra aventureira que terá suas fotos na exposição é Fernanda Antonio, que no verão de 2018 percorreu o litoral uruguaio de bicicleta. Segundo ela, o que moveu os organizadores a realizarem a mostra foi o desejo de mostrar o que é possível sob duas rodas. “A nossa exposição visa incentivar mais pessoas a utilizarem a bicicleta, tanto no dia a dia quanto para desbravar novos lugares e novas culturas. Não importa a distância, a bicicleta sempre proporciona momentos incríveis na nossa vida”. 
Momentos que, nas palavras de Carlos Kieling, cicloturista de Lajeado, têm a ver com a forma como vivemos o caminho: “Viajar de bicicleta é fazer parte do cenário, é se misturar com as paisagens e as pessoas ao longo do caminho. É voltar para casa com a certeza de não ser mais o mesmo que partiu”. Leonardo Wink, que, entre outros, já viajou por Portugal de bicicleta, concorda com ele: “O cicloturismo é uma forma fantástica de viagem, de conexão com a estrada, a natureza, e, principalmente, as pessoas incríveis que encontramos”.

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA 

Mais que uma exposição de fotografias, o que os organizadores da mostra “Viagens de bicicleta: narrativas cicloturísticas” pretendem é ajudar a consolidar o cicloturismo, e, nele, a atuação da AGC na região e no Estado. A consolidação do cicloturismo tem a ver com a popularização dessa forma de se fazer turismo, de bicicleta, que existe por estes lados desde pelo menos a década de 90 e que é muito comum em países da Europa e América do Norte.  
Especificamente sobre o trabalho da AGC, tem a ver com compreender que o cicloturismo é uma atividade que se relaciona, de um lado, com usar a bicicleta para lazer, mas, também, como observar que ela permite o desenvolvimento sustentável e deve interessar, portanto, à gestão pública. “Entendemos que a exposição representa uma excelente oportunidade para trabalharmos estes eixos todos”, salienta Demétrio de Azeredo Soster, organizador da mostra ao lado de Fernanda Antonio e Luiz Faccin.
O patrocínio da exposição “Viagens de bicicleta: narrativas Cicloturísticas” é Geloir Letreiros e Hotel Antonio’s; o apoio, da Incorporadora Mosaico Urbano, Faccin Bicicletas e Editora Catarse.

SERVIÇO
O QUÊ:
exposição fotográfica “Viagens de bicicleta: narrativas Cicloturísticas”
ONDE: Casa de Artes Regina Simonis (Marechal Floriano, 651, Centro)
QUANDO: de 9 a 28 de agosto de 201