A Defesa Civil do Estado emitiu na tarde de quarta-feira, 20, um alerta para a possibilidade de chuvas intensas, com risco de temporais, raios, ventos e granizo em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Nos últimos seis meses, 390 municípios já decretaram situação de emergência em decorrência da estiagem.
De acordo com meteorologista da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Cátia Valente, “uma frente fria acompanhada de chuvas intensas, está entrado no Estado pela Fronteira Oeste e será importante para amenizar os efeitos da estiagem”. “Os prognósticos indicam que nos próximos três dias poderá chover entre 50 a 100 milímetros em muitas cidades gaúchas, gerando uma resposta hídrica positiva para os rios do Estado e umedecer o solo”, destacou.
De acordo com a meteorologista, a chuva dos próximos dias não resolve por completo a situação da estiagem no Rio Grande do Sul, mas reduz o impacto dos baixos níveis dos rios. No fim de semana, existe a possibilidade de temperaturas próximas dos dois graus em diversas cidades e chance de geada na região da Campanha. “O inverno deste ano deve ser marcado por curtos períodos de chuva e frio intenso, diferente de anos anteriores”, explicou Cátia.
As nove Coordenadorias Regionais da Defesa Civil no Rio Grande do Sul seguem acompanhando e prestando suporte aos municípios afetados pela estiagem e estão com as equipes de resposta mobilizadas para atender as comunidades em decorrência de eventos adversos.