Início Geral Chuva ameniza período de seca

Chuva ameniza período de seca

EVERSON BOECK
[email protected]

Pouco antes do meio-dia de quinta-feira, 5, começou a chover e o tempo instável se estendeu por mais de 24 horas. Até a tarde de ontem ainda chovia, porém de forma mais amena, totalizando 144,2 milímetros, mais que a média normal de precipitação de todo mês de julho, de 127,7.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, como a chuva foi contínua e equilibrada não há registros de ocorrências por problemas provocados pelo mau tempo. Durante a noite de quinta-feira e ontem durante o dia, ocorreram poucos pontos de alagamento em alguns cruzamentos no Centro da cidade. Os córregos e rios da região estão recuperando os níveis, que vinham abaixo da média há pelo menos dois meses.
Conforme o coordenador da Estação de Meteorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, professor Marcelino Hoppe, esta é a maior chuva desde 14 de abril de 2011, quando choveu 124,6 milímetros em 24 horas. Ainda, segundo Hoppe, a maior chuva em 24 horas na história de Santa Cruz do Sul aconteceu em 16 de novembro de 1941. “Nesta data registrou-se 164 milímetros. A segunda mais intensa ocorreu agora. Chuvas acima de 100 milímetros por dia são raras”, explica.

ROLF STEINHAUS

Excesso de chuva mudou o cenário de Santa Cruz do Sul, que há meses
sofria com a seca