LUANA CIECELSKI
[email protected]
A Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul está prestes a tirar umas férias, como é feito todos os anos durante o verão. Porém, antes que isso aconteça, nessa terça-feira, 5 de dezembro, uma última exibição pretende encerrar a temporada de 2017 com grande estilo. O documentário “Chico Artista Brasileiro”, dirigido por Miguel Faria Jr e lançado em 2015, será apresentado.
O filme busca trazer um pouco da história do artista, questões como a seu estouro com o lançamento da música “A Banda”, seu casamento com Marieta Severo, a amizade com Gilberto Gil e Caetano Veloso, o exílio e as batalhas contra a censura no período da ditadura. Mas o foco do filme mesmo, não são os propósitos puramente biográficos, e sim os mais humanos.
É a sua identidade como artista, seu processo criativo e seu particular estilo Chico de ser, sua sensibilidade, sua forma de observar e interpretar o mundo à sua volta e sua humanidade no sentido de mostrar quem ele é quando está sozinho ou em família. Mostra também como tudo isso está presente nas composições e performances criadas ao longo dos anos de carreira.
Uma exibição para quem é fã do artista, mas também para aqueles que se interessam pela música em todos os seus aspectos. E claro, é uma exibição pra quem gosta de bons filmes, do bom cinema. E será uma exibição aberta ao público, com entrada gratuita, como é comum às sessões da associação. O filme começará a ser exibido à partir das 20 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários, na Rua Sete de Setembro, 489.
ÓTIMA TEMPORADA
Em relação à temporada de exibições que se encerra, a presidente da Associação, Carmem Pozzobon, considera que foi “ótima”. Ela relembra que foram apresentados filmes de diversos gêneros, voltados para os mais variados públicos, inclusive de faixas etárias diferentes e que foram realizados debates muito enriquecedores com professores universitários e até mesmo com o diretor de cinema Tabajara Ruas, que veio a cidade durante a 30ª Feira do Livro – da qual foi patrono – e falou sobre o longa “Senhores da Guerra”.
Dessa forma, ela acredita que o objetivo da associação tenha sido atingido nesse ano, ou seja, o senso crítico dos participantes foi desenvolvido um pouco mais e os conhecimentos sobre cinema foram aprimorados. “Os roteiros sempre têm algo a nos dizer”, comenta Carmen. E para aqueles que não puderam participar nesse ano, basta esperar, porque em 2018 haverá mais exibições. A próxima temporada está prevista para começar logo após o Carnaval de 2018, ou seja, no dia 20 de fevereiro.