Início Religião Chamados à Vida Religiosa

Chamados à Vida Religiosa

A Igreja no Brasil reserva o terceiro domingo do mês de agosto para pedir a Deus que continue a chamar pessoas a servi-lo na vida religiosa. Em sua fala aos milhares de voluntários que trabalharam na Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco afirmou que Deus, além de chamar pessoas para se santificarem através do sacramento do matrimônio e para se doarem a Ele no sacerdócio, “chama a outros para servir os demais na vida religiosa: nos mosteiros, dedicando-se à oração pelo bem do mundo, nos vários setores do apostolado, gastando-se por todos, especialmente os mais necessitados”. Estes outros a quem o Papa se refere, são os religiosos e as religiosas.
Houve época na história da Igreja em que as vocações à vida religiosa eram  abundantes. Eram poucos os hospitais onde não havia irmãs para cuidar dos doentes. O mesmo acontecia nos colégios, sendo que eram poucas as cidades onde não havia irmãs ou irmãos se dedicando à educação das crianças e adolescentes.
Naquele tempo havia também muitos padres religiosos, sendo que várias das paróquias hoje confiadas aos padres diocesanos eram atendidas pelos religiosos, ou seja, jesuítas, franciscanos, carlistas, Sagrado Coração de Jesus e Sagrada Família. Hoje, na Diocese de Santa Cruz do Sul, ainda contamos com padres religiosos em quatro paróquias, ou seja, Encantado, São Cristóvão de Lajeado, Progresso e Vila Fão. Além destas, temos três paróquias confiadas a padres do Instituto da Fraternidade Apostólica da Boa Nova, que é um instituto de Ordem Diocesana.
As pessoas que são chamadas à Vida Religiosa tem por princípio a vida em comunidade. Geralmente fazem os votos de pobreza, castidade e obediência. Na Conferência de Aparecida, os bispos latino-americanos e caribenhos disseram que “o povo espera muito da vida consagrada, especialmente do testemunho e contribuição das religiosas contemplativas e de vida apostólica que, junto aos demais religiosos, membros de Institutos Seculares e Sociedades de Vida Apostólica, mostram o rosto materno da Igreja. Seu desejo de escuta, acolhida e serviço, e seu testemunho dos valores alternativos do Reino, mostram que uma nova sociedade, fundada em Cristo, é possível” (DA, 224).
Rezemos, neste final de semana, pelas pessoas que abraçaram a vida religiosa e procuram servir a Deus na oração e no trabalho apostólico. Rezemos pelas irmãs e irmãos que estão atuando nas comunidades católicas, nas escolas, hospitais e em outros setores de apostolado. E peçamos a Deus para que continue a chamar pessoas para a Vida Religiosa em seus diversos carismas.
A vocês, religiosos e religiosas, o nosso profundo reconhecimento e sincero muito obrigado. Votos de abundantes graças e bênçãos de Deus para os vocacionados e as vocacionadas das congregações religiosas, dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica. Que Deus os abençoe!

Dom Canísio Klaus
Bispo Diocesano