Alyne Motta
[email protected]
Com o objetivo de formar e qualificar lideranças dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) – uma entidade com mais de 1.600 filiados – foi criado, no ano de 2002 e implantado em 2003, o Curso de Formação Tradicionalista (CFor), durante a gestão de Manoelito Savaris.
Inicialmente o CFor, nas modalidades básico e avançado, era realizado apenas na sede do MTG, em Porto Alegre, servindo assim, como incentivo para que as lideranças (patrões, coordenadores, tradicionalistas, prendas e peões), oriundas do interior, pudessem conhecer a sede do Movimento,
Após um ano de implementação, em 2004, o curso passou a ser realizado também nas cidades mais distantes da capital, facilitando a participação de todas as 30 Regiões Tradicionalistas (RT), conforme interesse e solicitação das mesmas. Até ano passado, mais de 6 mil pessoas já fizeram o Cfor Básico.
Rogerio Bastos
Curso completou 10 anos de existência, formando mais de 6 mil tradicionalistas
A 5ª RT, com sede em Santa Cruz do Sul, está sendo beneficiada com a realização do curso no município. O mesmo está previsto para o dia 27 de abril, às 9h, ainda sem local definido. O mesmo só será realizado caso a demanda mínima de 40 participantes seja atendida.
O mesmo já foi cancelado duas vezes em Santa Cruz, sendo agora, uma oportunidade única dos tradicionalistas se reciclarem e reverem ações cotidianas, muitas vezes esquecidas. Através de sugestões, o CFor vem sendo aprimorado além de contar com palestrantes renomados dentro do MTG.
Entre os assuntos abordados encontra-se a história do Rio Grande do Sul, História do MTG, Carta de Princípios, gestão de pessoas e noções básicas da cultura gaúcha. Para participar, é necessário realizar a inscrição antecipadamente e possuir cartão tradicionalista.