Ricardo Gais
[email protected]
O projeto “Comitê da Solidariedade”, que visa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o acesso à informação e com uma porção de alimento uma vez por semana, está atuando nos bairros Faxinal e Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul. Atualmente o projeto já atende cerca de mil pessoas por semana. “Percebemos que o número de cidadãos que são atendidos está aumentado devido ao desemprego”, disse uma das integrantes do grupo, Iara Bonfante.
Com o aumento na demanda por porções de alimento, Iara explica que são necessárias doações para manter a ação para o preparo das sopas. “Precisamos de arroz, massa parafuso, carne, caldo de galinha e ovos”, disse. Por semana, são utilizados 10 quilos de arroz e massa, 20 quilos de carne de galinha e 10 dúzias de ovos. “Quando iniciamos a ação eram em torno de 400 a 500 pessoas atendidas, mas agora necessitamos de mais doações”, destaca Iara.
O comitê solidário é formado por 100 pessoas que ajudam com doações, no transporte e preparo do sopão. “Precisamos de mais gente, pois além de preparar a sopa, é preciso organizar a fila, cuidar o distanciamento e ver se todos estão com máscara”, pontua a integrante. O comitê também faz a distribuição de máscaras, que são feitas de forma voluntária. “Quanto mais pessoas se envolverem será melhor”. Quando é possível, Iara diz que eles também fazem sopão na Escola Nossa Senhora da Esperança. “Infelizmente não conseguimos abraçar todo mundo e nossa finalidade é simplesmente ajudar essas pessoas para que tenham alimentação saudável pelo menos uma vez por semana”. O comitê também conta com o apoio de alguns mercados que são parceiros do projeto e contribuem com verduras. Junto com a sopa ainda é oferecido um pão.
Iara lembra que quando o comitê foi iniciado, o intuito era de informar as pessoas de como receber o auxílio emergencial do Governo Federal, já que muitas dessas pessoas não tinham a documentação necessária nem acesso à internet. “O objetivo do dia da sopa também é passar informações a essas pessoas”, frisou a voluntária.
Quem quiser colaborar com ação pode realizar a doação de alimentos ou valores diretamente com a Iara, pelo telefone (51) 9 9907-0513. Alimentos também podem ser entregues no prédio São Lucas, na Rua Marechal Floriano, 145, ou deixados na portaria. Podem ser depositados qualquer quantia em valor e para solicitar os dados bancários basta entrar em contato com a integrante.