Os atendimentos no novo prédio do Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem) do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) tiveram início na última segunda-feira, 3. Preparado para realizar consultas médicas especializadas e pequenos procedimentos cirúrgicos de média complexidade, o espaço que fica na rua Ernesto Alves próximo a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, realiza por dia uma média de 150 atendimentos. As consultas são pré-agendadas única e exclusivamente pelos municípios credenciados, como explica a diretora executiva do Centro, Léa Vargas. “O agendamento, a regulação dos atendimentos e o acesso ao Centro de Especialidades acontece através das Unidades Básicas de Saúde. O paciente procura pelo atendimento em seu município e se o médico achar necessário vai encaminhá-lo”.
São 41 profissionais que trabalham no prédio. No entanto, a rede credenciada comporta até 120 especialistas. Além dos serviços oferecidos no local, existe a possibilidade de encaminhamentos para credenciados na área de exames de imagem e diagnóstico. A estrutura de 914 metros quadrados possui dois pavimentos com sete consultórios médicos, 2 salas para procedimentos cirúrgicos, duas salas de espera, além de uma central de esterilização e uma área de serviço. O local conta ainda, com uma sala de reuniões, espaço kids e sala para atendimentos de fisioterapia que ainda não está em funcionamento. No prédio também está instalada a sede da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).
Conforme Léa, a localização e a estrutura do Centro de Especialidades garante um aumento no número de atendimentos. “Ele é moderno, amplo, tem mais iluminação, proporciona acessibilidade, mais segurança e conforto aos pacientes”. O prédio que foi inaugurado em julho deste ano, foi construído com recursos do Governo Federal através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Heitor Schuh (PSB), no valor de 1 milhão e 600 mil reais e contrapartida de R$252 mil do Cisvale, repassados pelos 14 municípios consorciados. A aquisição dos mobiliários e dos equipamentos foi através de contrapartida dos municípios. Uma nova emenda parlamentar no valor de R$ 203 mil reais deve garantir a aquisição de um ultrassom, um eletroencefalograma, um eletrocardiograma e também equipamentos para os serviços de fisioterapia. Os valores ainda não estão disponíveis, mas a previsão é de que sejam liberados até a metade deste mês.
Ao lado do Centro de Especialidades está sendo construído um estacionamento para 39 vagas. Atualmente existem 10, que são utilizadas por ambulâncias e para estacionamento de veículos dos profissionais da saúde. Para a diretora Léa Vargas, a construção do prédio só foi possível devido a união de esforços dos municípios que fazem parte do consórcio. “Temos que agradecer à todos os conveniados, em especial ao prefeito de Santa Cruz Telmo Kirst que fez a doação do terreno para a construção do prédio e cedeu a área ao lado para que fosse feito o estacionamento”. Sobre a crise financeira que afeta a área da saúde, devido a falta de repasses do governo do Estado, Léa garantiu que isto não deve afetar os serviços do Cisvale. “Os atendimentos via consórcio são custeados pela União, Estado e municípios. E neste momento, são apenas os municípios que estão tendo de arcar com os valores. Apesar disso, os atendimentos vão ser mantidos”, argumentou ela.
Sobre o serviço
O serviço no Centro Regional de Especialidades Médicas do Cisvale é totalmente gratuito para pacientes do Sistema Único de Sáude (SUS), encaminhados através dos municípios consorciados. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h30, sem fechar ao meio dia.