O Centro de Desenvolvimento Agronômico e Treinamento em Extensão Rural (Adet) da Japan Tobacco International (JTI) é um espaço destinado à pesquisa da cultura de tabaco, focado no desenvolvimento das melhores práticas agronômicas e na transferência de conhecimento aos produtores. Localizado no distrito de Cerro Alegre, a instalação recebeu a visita da prefeita Helena Hermany (Progressistas) na manhã dessa sexta-feira, 27, que foi acompanhadas dos secretários Edmar Hermany (Obras e Infraestrutura), Márcio Martins (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Valmir José dos Reis (Segurança e Mobilidade Urbana), e do líder do Governo na Câmara, vereador Henrique Hermany (Progressistas).
A comitiva assistiu a uma apresentação sobre o Adet, na qual o gerente sênior de Assuntos Corporativos da companhia, Gabriel Quiliconi, destacou que o principal foco é a atenção ao agricultor. “O produtor integrado à JTI está no centro de tudo o que fazemos. Investimos continuamente em pesquisa e desenvolvimento para fazer a diferença na vida deles, sempre objetivando a sustentabilidade da cadeia produtiva”, comentou. O Centro conta com 60 profissionais, atuando em pesquisa, inovação agrícola, meio ambiente, treinamento e aceleração técnica.
O encontro foi concluído com uma caminhada pela Unidade de Beneficiamento de Sementes. A prefeita enfatizou o importante papel da companhia para a economia do município e à manutenção das famílias no campo, acreditando em Santa Cruz. “Para além do viés econômico, a empresa cumpre uma função social no combate ao êxodo rural”, sublinhou Helena.