Início Geral Centro de Oncologia do Ana Nery conta com ambulatório de nutrição

Centro de Oncologia do Ana Nery conta com ambulatório de nutrição

Para o Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, o bem-estar de seus pacientes é uma preocupação constante. Para tanto, o setor conta com uma equipe multidisciplinar que tem por objetivo satisfazer as necessidades de cada paciente, oferecendo desde a prevenção até atividades que permitam a recuperação, a cura, a manutenção ou melhora de seus níveis de saúde ou, em última instância, oferecer medidas de conforto. Dentro deste contexto, foi criado o ambulatório de consulta nutricional. Os atendimentos são realizados pela nutricionista Paula Denardin Gomes, que é a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Ana Nery. Para os pacientes oncológicos com encaminhamento médico, o serviço é gratuito.
A nutricionista explica que o câncer, por si só, já é considerado um risco nutricional. “É comum nestes pacientes a redução do consumo alimentar devido à própria doença ou ao tratamento, como a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Além disto, eles apresentam também um aumento de suas necessidades energéticas e proteicas em virtude da própria doença. E a somatória destes fatores pode contribuir para a desnutrição, que nada mais é, do que o desequilíbrio entre as necessidades do organismo e a ingestão de nutrientes, tendo como consequência a perda de peso.”
O Hospital detectou esta demanda principalmente nas internações hospitalares, pois nestes momentos as nutricionistas entravam em contato direto com os pacientes.  “Percebemos a necessidade de acompanhamento pelo risco nutricional apresentado por eles, pois são pacientes debilitados e muitas vezes desnutridos”, esclarece Paula. Assim, surgiu a ideia de disponibilizar um diferencial a estas pessoas: a possibilidade de um acompanhamento especializado, com o objetivo de dar uma melhor qualidade de vida, recuperando o estado nutricional e diminuindo as complicações do tratamento.
O atendimento nutricional é realizado inicialmente por meio de uma anamnese geral, que investiga hábitos, comportamentos e preferências alimentares, história de doença, intolerâncias e alergias alimentares e problemas gastrointestinais. “É realizada também a avaliação antropométrica – peso, altura, índice de massa corporal, circunferências, pregas cutâneas – além da análise de exames laboratoriais. Com isso, programamos um plano alimentar onde normalmente há a necessidade de suplementos nutricionais”, afirma a nutricionista.
Todos os pacientes atendidos no ambulatório de nutrição, além de receberem a orientação inicial, contam com o acompanhamento da nutricionista. O mesmo é feito por etapas, onde a pessoa retorna a cada 15 dias ou conforme a necessidade para avaliar a aceitação do plano alimentar e realizar os ajustes necessários. A expectativa de Paula é poder proporcionar uma maior qualidade de vida a estes pacientes, resgatando o prazer da alimentação. “Alimentar-se bem em todas as fases do tratamento permite que o organismo se sinta mais fortalecido, melhora a imunidade, mantém o peso ideal, além de permitir uma melhor tolerância aos tratamentos e os possíveis efeitos colaterais.”
O serviço iniciou em julho de 2011 e tece ótima aceitação, tanto por parte dos pacientes como dos médicos. Os atendimentos são realizados no ambulatório do Hospital, mediante marcação prévia de horário.

Divulgação/RJ

Avaliações são realizadas para programar um plano alimentar