Um dos primeiros compromissos assumidos pelo secretário de Cultura, Edemilson Severo, já está sendo colocado em prática. Nesta semana, uma equipe de profissionais da Secretaria de Habitação (Sehab), uma vez que a área é responsável pela manutenção de bens próprios do Município, iniciou o trabalho de revitalização da parte interna do Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea.
Dentre as intervenções estão a pintura, substituição de lâmpadas, revisão da parte elétrica, manutenção do telhado e climatização das salas. “Vamos otimizar e adequar os espaços, sem interferir nas características do prédio”, afirmou Severo. Ainda segundo ele, serão adquiridos novos mobiliários e equipamentos para proporcionar mais conforto e harmonização adequada dos ambientes. Outra medida será a reorganização do entorno do prédio, com a execução de um projeto de paisagismo e adequação do estacionamento.
De acordo com Severo, até serem concluídos os trabalhos o prédio ficará interditado. A previsão é de concluir em dois meses. O investimento está estimado em R$ 50 mil, com recursos próprios. Após finalizar as melhorias no Centro de Cultura, a próxima etapa será a revitalização do vagão e da locomotiva, que dependem da interlocução com órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).