Mesmo diante da pandemia de novo coronavírus, o Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), de Santa Cruz do Sul, reforça a necessidade de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Em razão da Covid-19, neste ano, a campanha voltada ao Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira, não terá ações nas ruas e restaurantes, com distribuição de preservativos, como em edições anteriores. “Mas sempre buscamos lembrar a população sobre a importância da proteção e dos testes para diagnosticar as doenças. E agora não é diferente. A conscientização é fundamental nesse período em que vivemos “, comenta a coordenadora do Cemas, enfermeira Micila Chielle.
Segundo Micila, os testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C devem ser realizados, no mínimo, a cada seis meses. Eles estão disponíveis nos postos de saúde e no Cemas. “Para fazer o teste rápido, não precisa de agendamento, não é necessário pedido médico e é sigiloso. Os resultados ficam prontos em apenas 15 minutos. Essas doenças são, muitas vezes, silenciosas e podem levar anos para manifestar sintomas”, diz.
De acordo com a coordenadora do Cemas, em 2020, 31 novos casos de HIV foram registrados, apenas de moradores de Santa Cruz. O Cemas já acompanha cerca de 800 residentes do município, fora os de outras cidades. Também foram registrados 61 novos casos, este ano, de sífilis, somente em Santa Cruz. “A melhor forma de prevenção é o uso de preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais, sejam elas vaginais, anais ou orais e conhecer através de exames periódicos, a sorologia dos parceiros sexuais.”