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CDL Santa Cruz completa 55 anos de atuação

Entidade criada para promover e incentivar as ações do comércio, busca fortalecer as relações entre seus associados

Fotos: Divulgação/CaseMKT

A CDL Santa Cruz completa na próxima terça-feira, dia 27, seu 55º ano de atuação. A entidade é protagonista em ações que promovem o comércio. Desde 1966, a CDL Santa Cruz do Sul é uma instituição à disposição de associados do comércio varejista para o fomento dos seus negócios. Atualmente conta com 354 associados.

“Buscamos fomentar o comércio de Santa Cruz do Sul e em outros municípios nos quais temos lojistas associados. O Município conta com uma pujante oferta de produtos e serviços capaz de atrair uma gama enorme de consumidores não apenas da nossa cidade, mas também dos vizinhos, por sermos um polo regional”, destaca o presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz.

Mesmo em meio às dificuldades na economia por causa da pandemia do coronavírus, a CDL Santa Cruz mantém-se numa posição de protagonismo frente aos lojistas da cidade e região. “Estabelecemos um canal de comunicação entre os lojistas e os diversos segmentos da sociedade, buscando contribuir com ideias e soluções para a melhoria da nossa cidade”, observa Bartz.

A entidade tem sido um agente efetivo em várias conquistas coletivas, sem nunca deixar de ter o foco no atendimento ao seu principal público: o lojista – que encontra no associativismo a oportunidade de atuar em conjunto, em busca de seus objetivos. Junto à comunidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas está à frente de várias ações, como as campanhas promocionais para o fomento do comércio.

O presidente destaca ainda que a entidade tem sido um modelo em suas ações a ponto de entidades coirmãs buscarem informações sobre as ações realizadas em Santa Cruz do Sul. “Recentemente os gestores da CDL Lajeado vieram conhecer nosso funcionamento e planejamento e trocamos ideias entre as duas entidades sobre ações e promoções”, cita.

Ricardo afirma que neste segundo semestre de 2021, a CDL Santa Cruz pretende realizar a segunda edição da Convenção Lojista, a fim de fomentar o comércio antes das vendas do final de ano. “Estamos projetando esse evento, bem como a forma de fazer, a fim de proporcionar aos lojistas este momento de debates”.

Confira os produtos e Serviços da CDL Santa Cruz



SPC – Serviço de Proteção ao Crédito

O SPC Brasil é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s), que possui o maior banco de dados cadastrais e de inadimplência da América Latina de pessoas físicas e jurídicas, garantindo a segurança de realizar bons negócios. O serviço pode ser realizado pela internet, além do lojista receber todo treinamento para a utilização do sistema.

Certificado Digital

Para garantir o envio e recebimento de dados eletronicamente, existe o Certificado Digital, um documento eletrônico que garante a identidade de pessoas físicas e empresas, assegurando suas transações. Na CDL Santa Cruz você encontra com agilidade, economia e credibilidade.

Campanhas Promocionais

A CDL Santa Cruz realiza anualmente campanhas promocionais para promover e fomentar o comércio local. Também são promovidas ações sociais em parcerias com instituições públicas e privadas.

Locação de espaços para eventos

O serviço que visa atender a necessidade de espaço para a realização de cursos, recrutamento e seleção, palestras, fóruns e confraternizações. A instituição possui auditório e salas que acomodam até 40 pessoas e um salão de eventos, para 80 pessoas, com toda a infraestrutura necessária.

Área Jurídica

A CDL possui contratada uma empresa de advocacia para assessoria, consultoria, e serviços jurídicos em processos judiciais e administrativos à CDL e ao SPC, bem como, para consultoria às empresas associadas.

Cursos e Palestras

Oferecemos cursos e palestras voltados ao aperfeiçoamento, atualização e capacitação de quem trabalha no comércio, focados em vendedores e gestores. Os associados também podem participar de convenções de âmbito regional, estadual e nacional contando com assessoria completa.

Saúde CDL

A CDL possui convênio com planos de saúde, profissionais da saúde e centros de atividade física, com investimento mensal diferenciado e exclusivo aos associados e seus colaboradores. A instituição ainda oferece convênio com farmácias.

Saúde Ocupacional

A entidade também possui uma parceria com a empresa de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, que beneficia os funcionários dos associados da CDL, com consultas e exames.

Telefonia Móvel

A CDL oferece ainda planos de telefonia móvel com vantagens e tarifas competitivas. Atendimento exclusivo, direto na CDL Santa Cruz.

Campanha Dia dos Pais

A CDL Santa Cruz realiza anualmente a Campanha CDL Presente Com Você e, em 2021 já realizou sorteios alusivos às vendas de Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Serão sorteados 13 cupons a serem contemplados com vale-compras no valor entre R$ 100 e R$ 5 mil.

O sorteio ocorre no dia 13 de agosto, às 17h, na Casa da CDL, e a etapa conta com apoio da Bela Casa Materiais de Construção, Ótica e Joalheria Esmeralda, Supermercado Miller e Lojas Certel. Os prêmios são um vale-compras das empresas participantes da campanha no valor de R$ 100 um vale-compras da Bela Casa Materiais de Construção no valor de R$ 150; um vale-compras da Joalheria Esmeralda no valor de R$ 150; um vale-compras do Miller Supermercados de R$ 150; um vale-compras das Lojas Certel de R$ 150; um vale-compras da Agro-comercial Afubra de R$ 150; um vale-compras da Bela Casa Materiais de Construção de R$ 500; um vale-compras da Joalheria Esmeralda de R$ 500; um vale-compras do Miller Supermercados de R$ 500; um vale-compras das Lojas Certel de R$500; um vale-compras da Afubra de R$1.500; um vale-compras da Afubra de R$2.500 e um vale-compras para ser utilizado nas empresas participantes desta campanha no valor de R$ 5 mil.

A campanha CDL Presente com Você é uma realização da CDL Santa Cruz, teve início no dia 10 de março e encerramento no dia 28 de dezembro, e conta com patrocínio é da Agro-comercial Afubra, Sicredi e Valecross.

Relação de presidentes

Elemar Gruendling – 27/07/1966 a 13/08/1967
Luiz Gaspar Waechter – 14/08/1967 A 27/08/1968 e 25/08/1982 a 31/08/1983
José Alfredo Goettert – 28/08/1968 a 26/08/1969 e 26/08/1987 a 31/08/1988
Joaquim Wagner – 27/08/1969 a 26/08/1970
Francisco Harry Knak – 26/08/1970 a 13/04/1971
Afonso C. Bartz – 14/04/1971 a 10/11/1971
Mário Milton Keller – 11/11/1971 a 18/08/1973
Victor Augusto Spengler – 19/08/1973 a 27/08/1974
Curt Egon Knak – 28/08/1974 a 26/08/1975
Claudio José Haeser – 27/08/1975 a 24/08/1976 e 29/08/1990 a 28/08/1991
Enio Osvaldo Wolf – 25/08/1976 a 20/08/1977
Nei Clóvis Blauth – 21/08/1977 a 29/08/1978
Inácio Arthur Forster – 29/08/1978 a 29/08/1979
Cláudio Schmitt – 29/08/1979 a 27/08/1980
Jacob Braun – 27/08/1980 a 26/08/1981
Júlio Péricles Machado – 26/08/1981 a 25/08/1982
Guenther G. A. Landesvatter – 31/08/1983 a 29/08/1984
Lauro José Müller – 29/08/1984 a 28/08/1985
Haroldo G. Emmel – 28/08/1985 a 27/08/1986
Carlos Roberto Gruendling – 27/08/1986 a 26/08/1987 e 22/08/1991 a 22/08/1992
Paulo Eidt – 31/08/1888 a 30/08/1989
Curt Herbert Heuser – 30/08/1989 a 29/08/1990
Carlos A. Wetzel – 22/08/1992 a 22/08/1993
Luiz Márcio Reis – 31/12/1994 a 31/12/1995 e 01/01/1996 a 31/12/1996
Lindolfo Hammes – 22/08/1993 a 31/12/1994 e 01/01/1997 a 31/12/1997
Maurício Eduardo Keller – 01/01/98 a 31/12/98
Roberto Saldanha – 01/01/1999 a 31/12/1999
Luiz Edmundo Assmann – 01/01/2000 a 31/12/2000
Luiz Frederico Assmann – 01/01/2001 a 31/12/2001
Sidnei Luis Soder – 01/01/2002 a 31/12/2003
Romeu Schneider – 01/01/2004 a 31/12/2005
Adilson Schuenke – 01/01/2006 a 31/12/2007
Carlos Köhler – 01/01/2008 a 31/12/2010
Jeferson Schmechel – 01/01/2011 a 31/12/2012
Roni Roberto Schuh – 01/01/2013 a 31/12/2014
Lauro Mainardi Junior – 01/01/2015 a 31/12/2016
João Waldemar Goerck – 01/01/2017 a 31/12/2018
Marcio Farias Martins – 01/01/2019 a 31/12/2020

Ricardo Fernando Bartz

“Estamos em constante adaptação aos novos cenários dos lojistas”

Presidente da CDL Santa Cruz avalia o cenário do varejo local em meio à pandemia e destaca o poder de adaptação dos empresários

O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, é o 39º nome a ocupar o cargo máximo da entidade nestes 55 anos de história. Ele destaca um pouco da função da entidade que busca fomentar o comércio local e diz o que é tão atrativo no mercado de Santa Cruz do Sul que diariamente atrai o olhar de novas empresas de varejo.

O que representa a CDL Santa Cruz hoje para os lojistas?

Ricardo – Os lojistas veem na CDL um órgão representativo, onde eles conseguem buscar ações de forma coletiva e que os represente em suas demandas que envolvam interlocução com o Poder Público e assim por diante. Tivemos o caso prático a questão da reabertura do comércio em meio à pandemia do coronavírus, e outras questões que a CDL está sempre envolvida. Outro ponto é a CDL como um facilitador de suas operações, visto que temos a assessoria jurídica, a certificação digital, entre outros, e acredito que a CDL pode evoluir muito neste quesito.

Passados 55 anos desde a fundação da CDL Santa Cruz, quais as mudanças pelas quais o comércio passou ao longo deste período?

Ricardo – Acredito que mais impactou o comércio ao longo destes 55 anos estamos vivendo nestes últimos anos, com a venda virtual. Essa é a maior transformação do comércio tradicional para o mercado virtual. Lógico que todo mundo teve que se adaptar e tenta acompanhar isso, mas trata-se da principal mudança no varejo, especialmente com o surgimento do e-commerce, as mídias digitais e as redes sociais, com a divulgação. A venda online foi o principal fator impactante e sabemos que daqui para frente as mudanças tendem até a ser mais rápidas para acontecer.

Você assumiu a gestão a pouco mais de seis meses. Quais os maiores desafios ao longo deste período?

Ricardo – Na minha gestão, o maior desafio está sendo lidar com questão do Covid, com o comércio fechando em março, mas que segue impactando nossa economia. As lojas ainda não voltaram à sua normalidade e estamos tentando encontrar formas de amenizar estes impactos. E ter que participar das tratativas para a reabertura, os protocolos de segurança, os entendimentos variados sobre o abrir e fechar os estabelecimentos, o que podia e o que não podia fazer. Esse momento mais deu trabalho, pois por mais que haja o entendimento de que fechar o comércio é uma forma de inibir circulação, por outro a gente vê lojistas sendo afetados com a perda de receita e faturamento, isso é muito difícil. Temos registro de casos de empresas que não sobreviveram e foram fadados ao fechamento. É triste para nós que atuamos no meio lojista de ver isso acontecendo: um fator externo impactando internamente num negócio de modo que ele não consiga sobreviver. Se isso ocorrer por um fator interno, um erro de estratégia do lojista, não é tão cruel como desta forma como aconteceu.

E as realizações?

Ricardo – No tocante às realizações nestes pouco mais de seis meses são algumas adequações internas que fizemos. Trata-se de um trabalho contínuo, que vem de outras gestões. A Certificação Digital, por exemplo, é um dos trabalhos fortes da CDL hoje. Também queremos retomar a Convenção Regional Lojista, que no ano passado não fizemos por conta do Covid. E este ano de uma forma ou de outra queremos realizá-la, em novembro, a fim de marcar essa data no calendário do comércio. Outra questão importante que estamos trabalhando é na execução e formatação do projeto cultural, que vai propiciar ao santa-cruzenses um show cultural no encerramento da Campanha CDL Presente Com Você.

Quais os rumos que você projeta para a entidade para os próximos anos?

Ricardo – Como já disse, a CDL precisa ser um facilitador para o empresário e empreendedor. Se as coisas estão andando para o virtual e online, temos que puxar a frente. O principal produto da CDL que já era a negativação do SPC e do Serasa, já não tem sido o principal carro-chefe e a gente precisar ir se ajustando. Então precisamos buscar soluções para o que vem se desenhando. O rumo que projeto para a entidade nos próximos anos é trazer ela mais para o meio digital e oferecer soluções neste sentido, defendendo os interesses os lojistas.

O mundo ainda está em meio a uma pandemia. Os lojistas tiveram que se reinventar e como você acredita que será o varejo nos próximos anos?

Ricardo – No varejo tem coisas que vieram para ficar durante o Covid. As reuniões são mais rápidas de forma virtual, por exemplo. Algumas operacionalizações nas vendas se deram por alguns meios, que vieram para ficar. As próprias operações financeiras acabaram entrando nessa onda, como o PIX, que auxiliou os lojistas. Isso evita que as pessoas circulem com dinheiro no bolso. Na área de atendimento virtual, onde perdemos o contato físico e teremos que nos adequar a isso. O Covid vai ser um divisor de águas para isso e visualizo o varejo diferente do que antes da pandemia. Muita negociação vai acontecer de modo virtual e vai acabar se estabelecendo.

Qual é o perfil do lojista de Santa Cruz do Sul para ter sucesso em seu empreendimento?

Ricardo – Percebemos em algumas operações que algumas empresas que melhor se saíram neste trajeto do Covid, foram aqueles que conseguiram aliar um misto de e-commerce com loja física. Temos em Santa Cruz um público mais conservador, que quer ir à loja comprar e ter a segurança de operar numa loja física, mas ele quer ter a facilidade de ir à vitrine virtual, olhar o produto, conhecer a empresa, os seus colaboradores, no modo virtual. O segredo do sucesso para uma loja de Santa Cruz é o meio termo.

Santa Cruz virou uma referência no varejo, tanto é que muitas empresas de fora se instalam constantemente aqui. Quais os atrativos do mercado local?

Ricardo
– É um conjunto de atrativos. Não apenas um. A cidade que é bonita, arborizada, enfeitada. Nos três estados do Sul isso é comum, mas lugar para se viver e morar, passear, embora não sejamos uma referência em turismo, não se vai encontrar muitas por aí. O modelo de consumo da nossa cidade acaba atraindo os empreendedores de fora para Santa Cruz do Sul. A própria cidade tem um poder de consumo elevado, é só olhar os números do PIB (Produto Interno Bruto) e as empresas acabam decidindo os investimentos por esses números. O dinheiro circula, as pessoas gastam e, por isso, esses investimentos acabam sendo atraídos para Santa Cruz.

Como a entidade tem procurado se adaptar aos novos desafios dos lojistas?

Ricardo – A entidade não é muito diferente de uma loja, empresa. É preciso uma adaptação constante para que possamos atender os lojistas e associados. E oferecemos uma série de serviços para facilitar a vida dos lojistas. Tentamos oferecer ferramentas para desonerar os custos os empresários, e para baratear as operações. A própria promoção realizada este ano se adaptou para beneficiar os lojistas – este ano se optou por vales-compras no comércio local e não em prêmios físicos.