Início Colunas Caxias na final

Caxias na final

Incrível que a dupla Gre-Nal, que tem dois dos melhores estádios do Brasil e talvez do mundo, vão decidir um título de campeonato no maior clássico do país, no campo de um time que não tem nada a ver com a decisão, o Caxias. Um Gre-Nal que tem tudo para ser emocionante, que lotaria um estádio recém inaugurado e que faria, como sempre foi na história da maior rivalidade gaúcha, uma torcida festejar e a outra chorar por causa da paixão do futebol, vai ser disputado bem longe de Porto Alegre.
Sei de todos os riscos que o clássico poderia oferecer. Os entulhos ao redor do Beira-Rio, o perigo que os 1.200 torcedores do Grêmio poderiam causar diante da nossa Brigada Militar que conta com milhares de soldados em todo o estado e que poderiam ser deslocados para garantir a segurança do evento. Quanto ao risco de incêndio e as portas inadequadas, eu pergunto: E na festa de sábado à noite e no jogo de domingo, eventos que levaram 90 mil torcedores ao Beira-Rio, não estavam lá as portas?
Não tenho nada contra a nossa bela serra, muito menos contra o Caxias onde tenho os amigos Beto Campos, Dr. Aloir, entre outros profissionais, e torço pelo sucesso do clube que briga para voltar à Série B, mas lugar de Gre-Nal é o Beira-Rio, que já foi inaugurado e portanto está apto a receber jogos, ou a Arena, que é o estádio do Grêmio.
Lamentável que o Gauchão vá terminar num campo neutro e que o título, seja lá de quem for, tenha que ser comemorado por um pequeno número de torcedores que terão condições de viajar até a bela serra gaúcha para assistir ao jogo e torcer pelo seu time.
Final nada “charmoso” do nosso Gauchão.

Conforme o previsto

O Grêmio não teve maiores dificuldades para vencer o Nacional do Uruguai na Arena e confirmar o primeiro lugar do grupo 6 da Libertadores. Barcos abriu o placar no começo do jogo e depois o time se deu o luxo de administrar, sabendo que domingo tem clássico decisivo em Caxias.
Agora vem o San Lorenzo da Argentina. Apesar de ter mais força e futebol que o Nacional do Uruguai, também acredito que o Grêmio passa para as quartas, até pelo fato de jogar em casa a segunda partida. Passando, pega Cerro Porteño ou Cruzeiro, aí a coisa já começa a complicar mais.
Agora o assunto é Gre-Nal, jogo que será disputado em Caxias na serra domingo. Campo neutro, apesar de o Internacional ter jogado mais vezes no Centenário durante a reconstrução do Beira-Rio. A vantagem é colorada que ganhou o primeiro jogo por 2 x 1, mas o Grêmio cresce por não ser no Beira-Rio.
Chega ao fim o nosso Gauchão, um grande clássico, uma pena que nem na casa de um, nem na casa do outro. Mais uma vez fora de Porto Alegre.