Alyne Motta – [email protected]
Este ano, diferente dos últimos, os Festejos Farroupilhas foram descentralizados, permitindo que cada entidade tradicionalista realize a sua ronda dentro de suas sedes e galpões. Assim ocorreu no sábado, 15 de setembro, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recanto Nativo.
Situado em Linha Brasil, 3º distrito de Santa Cruz do Sul, o CTG reuniu crianças da localidade para realizar atividades lúdicas e desenvolver o projeto Piazito. As ações iniciaram com uma cavalgada, que iniciou na terça-feira, 11 de setembro, e trouxe a Chama Crioula de Venâncio Aires.
Débora Vogt
Cavalarianos levaram a Chama Crioula até a sede do CTG
Após mais de 100 quilômetros de percurso, os 32 cavalarianos trouxeram da Capital Nacional do Chimarrão a centelha do tradicionalismo. O grupo foi recebido com alegria na rua principal, onde puderam desfilar e dar início aos Festejos Farroupilhas na localidade de Monte Alverne.
Durante toda a manhã os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Paulo participaram de atividades de integração e cultura através do projeto Piazito. Eles puderam assistir palestras sobre o temário estadual e participar de atividades lúdicas e brincadeiras, bem como aprender sobre as danças típicas.
Débora Vogt
Crianças participaram de atividades do Projeto Piazito
“Destacamos o lado humano das riquezas do nosso estado, com destaque para a amizade e o respeito à diferença, tão necessários para a formação de uma sociedade mais solidária”, afirma a professora Débora Vogt, organizadora do Projeto Piazito, junto com as prendas e peões da entidade.
Atividades de tiro de laço marcaram a tarde do sábado, seguido de um jantar-baile à gaúcha, com animação do grupo Tala do Mango, de Candelária. Na ocasião houve a formatura do curso de danças de salão, ministrado por Caroline dos Santos e Daniel Hauth, e a participação de 29 casais.
Banrisul também comemora os Festejos
Sendo dos gaúchos, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) entrou no clima gaúcho, onde os funcionários puderam pôr suas pilchas e um delicioso carreteiro foi servido ao meio-dia para convidados, como é tradicionalmente feito há mais de 10 anos.
Rolf Steinhaus
Os três cozinheiros, responsáveis pelo carreteiro servido para convidados
Organizada por Ivo Sergio Martins, a ação é um ato simples de aproximar parte dos muitos clientes. Junto com outros cozinheiros, Ivo explica que o almoço serve para mostrar que a relação do banco com os clientes vai além das operações financeiras e torna-se uma parceria.
CTG Estância Alegre realizou sua ronda
A chuva que caiu na terça-feira, 18 de setembro, não impediu que o CTG Estância Alegre realizasse sua ronda em parceria com o CTG Garrão de Potro, CTG Laço Velho e o PTG Areial Santa Cruz. Durante todo o dia, as crianças integraram o projeto Piazito mantido pela entidade.
Rolf Steinhaus
Brincadeiras antigas divertiram as crianças da Emei Vovô Arlindo
Abrigados no galpão do CTG Estância Alegre, os estudantes da Emei Vovô Arlindo participaram de diversas brincadeiras como a sapata, siga o mestre, entre outras. As prendas e peões da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS) ficaram responsáveis por entreter a criançada.