Cristiano Silva
[email protected]
Christofer Dalla Lana
Primeira edição da manifestação na cidade ocorreu no último sábado
No último sábado, pela manhã, ocorreu a primeira edição da “Marcha das Vadias” em Santa Cruz do Sul. A manifestação, que contou com mais de 100 pessoas, busca o fim da violência contra a mulher e fim do machismo. O local escolhido para a concentração de pessoas foi a Praça Getúlio Vargas. Por volta das 9 horas da manhã, no local foi realizada a primeira ação da manifestação, que consistiu na mostra da coleta de sapatos de mulheres assassinadas e vítimas de violência. Após isso, por volta das 10 horas da manhã, já com a quantidade maior de pessoas, ocorreu a marcha pelas ruas da cidade.
A “Marcha das Vadias” surgiu em abril de 2011, em Toronto, no Canadá, após uma série de casos de abuso sexual contra mulheres estudantes da Universidade de Toronto, onde um policial se manifestou publicamente dizendo que se as mulheres não se vestissem como “vadias”, elas não seriam vítimas. A primeira manifestação levou mais de três mil pessoas às ruas de uma das mais famosas cidades canadenses. O movimento ganhou repercussão mundial e já ocorreu em diversas partes do mundo. Em Porto Alegre a segunda edição ocorreu no dia 26 de maio e cidades como Santa Maria e Pelotas também realizaram seus protestos. Aqui em Santa Cruz do Sul a iniciativa partiu de um coletivo de mulheres.
Christofer Dalla Lana
Concentração dos manifestantes na Praça Getúlio Vargas contou com o lançamento de uma campanha de coleta de sapatos de mulheres assassinadas e vítimas de violência